Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Ministro Provincial pede “profetismo da alegria” no encerramento do Capítulo

30/11/2021

Notícias

Agudos (SP) – “Que nós possamos nos dedicar a curar as feridas da nossa sociedade. E aí sugiro o profetismo da alegria. O profetismo da alegria é a missão de cada um de nós neste novo tempo que estamos vivendo”. Essa foi  uma das motivações que o novo Ministro Provincial, Frei Paulo Roberto Pereira, presenteou os frades capitulares no encerramento do Capítulo Provincial 2021, o grande encontro dos irmãos da Província da Imaculada Conceição.

A palavra “esperançar”, que foi muito ouvida nesses dias, foi a tônica neste despedida de Agudos, depois de um momento celebrativo, simples, mas muito simbólico e emocionante: a a Tomada de Posse do Vigário Provincial e Definidores na bela capela do Seminário Santo Antônio.

O rito de posse teve início, às 11 horas, com o presidente do Capítulo, Frei César Külkamp, e o Ministro Provincial, Frei Paulo Roberto Pereira, colocando-se em frente aos capitulares. O primeiro a ser confirmado pelo presidente do Capítulo como eleito foi o Vigário Provincial, Frei Gustavo Medella, e, na sequência, os Definidores eleitos: Frei Fidêncio Vanboemmel, Frei João Francisco da Silva, Frei Daniel Dellandrea, Frei Robson Luiz Scudela, Frei Alex Sandro Ciarnoscki e Frei Marco Antônio Andrade.

Em seguida, todos os eleitos recitaram juntos a promessa de cumprir os deveres do cargo: “Com o auxílio da Santíssima Trindade, da Imaculada Virgem Maria, de nosso Patriarca São Francisco, de todos os Santos e Santas da nossa Ordem, prometo cumprir fiel e zelosamente os santos deveres do meu cargo, que, pela bondade de Deus, me foram confiados em santa obediência, nesta nossa Província Franciscana da Imaculada Conceição”.

GRATIDÃO

Frei Paulo começou sua fala pelos agradecimentos. E o primeiro foi o Visitador e presidente do Capítulo, Frei César Külkamp, que teve “o seu mandato de seis anos interrompido por uma nova missão”, disse, já que Frei César foi eleito Definidor Geral neste ano. “Por sua generosidade ressaltada foi escolhido para este serviço. Pode ter certeza que seus bons propósitos, seus bons projetos, nós vamos continuar levando adiante com a graça de Deus”, prometeu, pedindo uma salva de palmas a Frei César.

Depois, agradeceu e pediu palmas para Frei Fidêncio nesse intervalo pequeno que esteve à frente da Província da Imaculada como Ministro Provincial. “Para nós, que não estamos no Provincialado, sessenta dias é um período muito curto, mas no dia a dia da Província é muito exigente. Com generosidade, o sr. ajudou a manter a Província no rumo que estava sendo previsto. Nossa gratidão também”, acrescentou.

Frei Paulo também agradeceu aos Definidores que fizeram parte do último triênio: “Nossa gratidão ao Frei Mário Tagliari, ao Frei João Mannes e Frei Alexandre Magno pela convivência e dedicação aos anseios da Província. Recebam nossa gratidão e preces”.

“Nós todos viemos para Agudos para fazer uma revisão da nossa vida, mas sobretudo para projetar o nosso olhar. E o que nos move é o desejo de integralidade. Nós vivemos fragilidades, limites, dores, experimentamos finitude e morte. Mas nosso desejo é viver integralmente. Nós temos saudade do lugar que viemos. Nós viemos do Paraíso. Nós nascemos e vivemos para Deus e estamos retornando nesse itinerário. Nós, então, devemos a cada tempo, renovar a disposição do nosso olhar. Por isso viemos aqui esses dias. E aqui nós rezamos com muita qualidade. Essa igreja, o órgão, os cantos, as preces, nos fizeram rezar com qualidade. Por isso, gratidão à equipe que se esforçou em preparar os momentos litúrgicos”, disse.

Pelas sessões intensas e dedicadas do Capítulo agradeceu à Comissão Preparatória e pelo sustento e acolhimento no Seminário agradeceu ao guardião da Fraternidade de Agudos, Frei James Neto, e na pessoa dele todos os demais confrades e colaboradores. “Nós sentimos bem em Agudos. Nós reencontramos os irmãos e isso é revigorante. Tenho certeza que todos fizeram essa experiência. Logo que chegamos fomos cumprimentando a todos com muita alegria. Nós gostamos de ser frades menores. Nós gostamos de pertencer a esta Província da Imaculada Conceição do Brasil. Nós gostamos de ser irmãos e o encontro é revigorante”, enfatizou.

“E também conhecemos novos irmãos, conhecemos alguns que foram ao longo do tempo introduzidos na nossa caminhada, e deles recebemos renovado vigor. São Francisco anunciou que queria ter sempre um noviço ao seu lado como seu superior, não só para fazer a experiência da humildade, necessária, mas para indicar o caminho desse revigoramento que a gente pode observar quando estamos convivendo. E esse Capítulo teve a marca da juventude: os professos simples, grande parte dos frades professos solenes jovens, cheios de vigor. Não faltem vigor e sonhos na juventude! A presença do noviço Caio entre nós. Muito obrigado a ele e aos irmãos postulantes que, carregados de sonhos, nos ajudam a sonhar. Eles também merecem uma salva de palmas”, pediu Frei Paulo.

PRIORIDADES

“Rezamos, trabalhamos, corremos, comemos, conhecemos e até cuidamos dos enfermos. Houve algumas interferências, mas também houve o cuidado dos irmãos, como a Frei Jorge para consertar a clavícula. Nós somos cuidadosos uns com os outros. Isso é muito bom. Nos alimentamos de fraternidade. Matamos a saudade da fraternidade e essa experiência de vida, aqui, nos fez escolher como prioridade: ‘redescobrir o valor da vida fraterna’. Mas nós, aqui em Agudos, já fizemos um mandato no Capítulo. Tenho certeza que, ao voltarmos para nossas fraternidades, vamos desejar, ainda com mais força, viver a nossa profissão. Esta é uma lição de Agudos. Nós nos sentimos desde já revigorados no sentido da vida fraterna integral”, avaliou.

Dessa vida fraterna decorre as demais prioridades, como a animação vocacional. “Não fazer propaganda que pode até um dia pode até ser vista como enganosa. Não desejamos fazer promoção vocacional para os outros, mas o revigoramento da nossa própria decisão vocacional. Esta opção do Capítulo será opção da nossa Província sempre. Que haja espaço sempre para nos revigorarmos na decisão vocacional que um dia nos fez sair de tantos lugares e agruparmos aqui nesta família da Província da Imaculada Conceição”, pediu.

“E depois, a partir da vida fraterna, queremos nos sentir desafiados para caminhos novos, para que seja evidente o valor da vida fraterna entre nós. Por isso escolhemos como prioridade a formação inicial e também a formação permanente”, acrescentou.

(Clique nas imagens para ampliá-las)

Frei Paulo destacou outra decisão do Capítulo que “nós vamos nos esforçar” para ver realizada: a sinodalidade. “E este nome pode trazer, assim, uma aparência de novidade. É bom que a gente se dedique a descobrir e viver as provocações desta proposição. Mas aqui quero recordar que a nossa tradição, nossa prática de estar no mundo já é carregada de sinodalidade. A distribuição fraterna dos serviços nas nossas casas, o discretório, os departamentos, as frentes, os fóruns e, sobretudo, o Capítulo local. Expressão evidente da sinodalidade que nós passamos por esse caminho, estamos nesse caminho, escolhemos esse caminho da sinodalidade. Que nós possamos oferecer a nossa experiência ao Sínodo. E aqui vale a pena, recompostas as fraternidades, que nós incentivemos e não abramos mão da organização sinodal nas fraternidades, sobretudo do nosso Capítulo, das nossas Frentes, dos nossos conselhos. E a partir da nossa vivência sinodal com os leigos. Esta é a nossa oferta. Esse é o oferecimento generoso para esse momento que a Igreja se propõe. Esta é uma outra lição de Agudos. Para fazer novidades, para fazer diferentes todas as coisas, que sejamos aquilo que somos, aquilo que prometemos, aquilo que nos propusemos. Nós somos sinodais. Nós somos fraternos”, incentivou.

GENEROSIDADE E GRATIDÃO

O Ministro Provincial, então, fez alguns pedidos. “Alguns de nós e eu também passei pela experiência da doença, da internação. E muitas vezes, agora, já de volta à missão, encontro muitas pessoas que nem me conheciam e dizem: ‘Rezei muito por você!’ Nós rezamos uns pelos outros e, a prece de uns pelos outros, cura! Por isso, insisto: vamos rezar uns pelos outros! Nós temos muitas doenças, é verdade, mas temos um grande desejo de cura. É a prece fraterna, acolhedora. Ela cura o nosso irmão e cura a nós também. Rezemos uns pelos outros. Rezemos pelos mais doentes”, disse.

“O segundo pedido é que nós possamos nos exercitar na generosidade. A generosidade é uma virtude tão criativa que por ela outras tantas vão se achegar a nós. A generosidade do tempo, generosidade dos dons, generosidade da missão, da criatividade. Sejamos generosos sempre e aqui, sobretudo, se eventualmente formos convidados a deixar a Província, a deixar nossos lugares que amamos. Mas se formos convidados a deixar os nossos lugares, que nós possamos fazer com generosidade. Sejamos gratos!”, pediu.

Enfatizou o pedido pela gratidão, que segundo o Ministro Provincial, rompe com toda forma de egocentrismo, com toda forma de egoísmo. “Gratidão pela natureza, pela vocação, pela fraternidade, pela missão. Que nós tenhamos um espírito grato, constantemente grato, neste tempo que se avizinha, um tempo, aliás, que deve infelizmente destacar ainda com mais dor o individualismo, a intolerância, os radicalismos, a indiferença pelo outro, pela dor do outro, o desprezo pela vida, a substituição de valores perenes por valores imediatos. Nós vivemos tempos complicados”, admoestou.

PROFETISMO DA ALEGRIA

“Que nós possamos nos dedicar a curar as feridas da nossa sociedade. E aí sugiro o profetismo da alegria. O profetismo da alegria é a missão de cada um de nós neste novo tempo que estamos vivendo. A sociedade pode esperar de nós, homens de fé, que partilham da alegria. E a alegria franciscana é profética nos dias de hoje porque ela pode ser para todo ser criado. A nossa sociedade é egoísta, nossa sociedade pensa o mundo a partir do próprio umbigo, se alegra e se satisfaz individualmente. Mas a nossa alegria só será plena quando for partilhada por todas as criaturas. Encher o mundo da alegria do Evangelho, seja essa nossa missão”, animou.

E concluiu: “O Capítulo foi essa noite, como nos dizia o Frei Susin, uma noite para que os nossos sonhos nos apresentassem respostas. Recolhidas todas as respostas, possamos viver vigilantemente a partir das noções que os sonhos nos apresentaram. Boa viagem e cuidado no retorno para cada!”

Um momento de beleza e emoção foi protagonizado pelos postulantes, que cantaram “Se dos lírios cuida”.

Antes,  a manhã continuou com os trabalhos e considerações finais do Capítulo. Depois do almoço, os frades retornaram para as suas Fraternidades.

CONGRESSO CAPITULAR

Com o término do Capítulo, na Sede Provincial, em São Paulo, começa o Congresso Capitular, que vai reunir o novo Governo Provincial eleito com o presidente do Capítulo, Frei César Külkamp, em dois momentos: de 6 a 9 dezembro, e de 15 a 18.

Na Província da Imaculada é costume o Congresso Capitular acontecer em duas etapas. Uma etapa começa na próxima segunda-feira, dia 6, e a outra etapa a partir de 15 de dezembro. Este é um momento em que o novo governo vai se reunir para pensar um pouco as próprias políticas, que passos quer dar e tomar consciência das prioridades e das indicações dadas pela assembleia capitular, que é sempre soberana. Tem esse significado, mais do que tudo, de programar a vida provincial no próximo triênio. Nisso inclui a organização do quadro das fraternidades.


Equipe de Comunicação do Capítulo: Frei Augusto Gabriel, Frei Clauzemir Makximovitz, Frei Gabriel Dellandrea, Frei Alan Leal de Mattos e Moacir Beggo.