Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Província inicia novo acompanhamento vocacional dos Aspirantes do Ensino Médio

29/01/2023

Notícias


Campo Largo (PR) – Na segunda quinzena de janeiro de 2023 aconteceu o “Tempo Forte” de convivência e formação com os Aspirantes do Ensino Médio na Fraternidade São Boaventura em Campo Largo (PR). Os responsáveis pela Serviço de Animação Vocacional da Província, Frei Jeâ Paulo Andrade e Frei Gabriel Dellandrea conduziram, por duas semanas, diferentes atividades formativas. Foram momentos de convivência, estudo, oração e trabalho, tendo em vista o conhecimento da forma de vida franciscana e o discernimento dos jovens.

Participaram dessa primeira experiência os aspirantes, Cauã Bortolini Sampaio de São Paulo (SP), Kauê Cangirana Rozim de Blumenau (SC) e Lucas Sperança Goschel de Cordilheira Alta (SC). Ambos irão cursar o Ensino Médio no ano de 2023 em suas respectivas cidades de origem.

Há algum tempo a Província vinha refletindo sobre a viabilidade da manutenção do acompanhamento vocacional na modalidade de seminário menor ou de Ensino Médio no Seminário São Francisco de Assis. É inegável todos os esforços empreendidos pela formação para adaptar-se à realidade dos tempos. A grande mudança de Agudos para Ituporanga, a recriação do Colégio São Francisco no Seminário e, por último, o estudo externo, primeiro em escola pública e depois no Colégio particular na cidade catarinense. Todas as iniciativas foram sendo implementadas apostando-se no valor desse acompanhamento mais próximo dos adolescentes, também por certo saudosismo dos tempos áureos de seminários cheios. Considerando que a procura vocacional já não é tão numerosa e a responsabilidade pelo cuidado com os menores, a Província optou pela nova modalidade formativa, “ad experimentum”, até o próximo Capítulo Provincial.

A experiência vocacional em Rondinha procurou apresentar de forma transparente o modo próprio da Fraternidade franciscana viver a vida consagrada.

Ao se pensar o programa de atividades para esses dias de convivência teve-se em mente atingir os seguintes objetivos:

♦ Levar o vocacionado a conhecer o carisma franciscano e a sua concretização na vida e na missão dos frades menores hoje, confrontando-os com o próprio projeto de vida.

♦ Oferecer ao vocacionado um contato mais próximo com a vida e a missão da fraternidade, permitindo-lhe fazer a experiência do “Vinde e Vede”.

♦ Ajudar o vocacionado a adquirir um senso franciscano de eclesialidade, conhecendo e participando de iniciativas de evangelização da fraternidade.

♦ Favorecer ao vocacionado o aprofundamento da experiência de fé, o crescimento e amadurecimento humanos e o aprimoramento da formação escolar.

O Aspirante Kauê resumiu esse tempo vocacional assim: “A experiência na Aldeia Franciscana foi espetacular, conhecer os frades, sejam eles professos solenes ou estudantes, foi um grande prazer. As atividades que realizamos foram incríveis, como, por exemplo, conhecer a obra Pequeno Cotolengo, ou até ajudar a plantar orquídeas, todas elas fazem parte desse processo formativo. Agradeço a Província Franciscana e ao SAV por nos acompanhar durante esses dias, e claro, ao Convento São Boaventura por nos acolher durante esse tempo”.

Evidenciou-se durante esses dias a capacidade criativa e o vigor desses jovens irmãos: A vontade de se tornar frade, a alegria pela convivência e a curiosidade pela vida franciscana. Entre a limpeza da capela, a trilha no meio da mata e o estudo da vida de São Francisco, criou-se fraternidade entre eles e entre eles e os frades. Que o Senhor continue despertando novas vocações para o seguimento de Cristo! Talvez não tenhamos mais os seminários cheios, mas continuamos sentindo o chamado de Deus presente entre nós.

Os Aspirantes continuarão seus estudos junto de suas famílias e nas próximas férias escolares retornarão, para uma de nossas fraternidades para dar seguimento ao discernimento vocacional já iniciado.


Frei Jeâ Paulo Andrade