Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Província da Assunção elege novos Definidores Provinciais

28/10/2022

Notícias

A Província Franciscana da Assunção, no dia 27 de outubro de 2022, elegeu seus novos Difinidores Provinciais: Frei Gerardo Vogel, Frei Roberto Villarreal, Frei Julio Bunader e Frei Diego Figueroa. Estes frades acompanharão no próximo triênio a Frei Emilio Andrada, o Ministro Provincial, e Frei Macerlo Benitez, o Vigário Provincial.

A eleição dos quatro Definidores do Governo Provincial da Província Franciscana da Assunção, presente na Argentina e no Paraguai, foi realizada no penúltimo dia do Capítulo Provincial Intermediário de 2022. Esta importante celebração para a Ordem dos Frades Menores e a Família franciscana, que reúne todos os frades da Fraternidade Provincial, acontece desde 17 de outubro e termina hoje, 28 de outubro, na cidade de San Antonio de Arredondo, província de Córdoba.

A eleição foi inspirada no lema do Capítulo “Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça e o resto vos será dado em acréscimo” (Mt 6,33). Os novos Definidores desde já têm o compromisso de acompanhar de perto Frei Emílio Andrada na missão sinodal da Província franciscana.

O DEFINITÓRIO

Conforme expresso nas Constituições Gerais da Ordem dos Frades Menores: «O Definitório Provincial, como colegiado, deve proceder segundo norma do direito; mas como Conselho do Ministro Provincial, tem por missão prestar assistência e, segundo a lei comum e a sua, aconselhar ou consentir (Art. 223).

O Definitório Provincial é o Tribunal Colegiado de Primeira Instância em casos contenciosos e criminais da Província (Art. 224). Por outro lado, “as decisões e decretos do Definitório não podem ser modificados pelo Ministro Provincial ou pelo Visitador Geral sem o consentimento do próprio Definitório” (Art. 224).

Província Franciscana da Assunção da Bem-Aventurada Virgem do Río da Prata

Mais de 400 anos de experiência dos frades franciscanos no atual território da República Argentina, constituem o antecedente vital, a experiência insubstituível e o suporte necessário para a fundação da Província Franciscana da Assunção que, em 1612, começou a escrever o história e memória dos seus frades, mais uma iluminação do sonho de Francisco.

No ano de 1538, através de uma expedição do feitor do rei da Espanha, Alonso de Cabrera, os primeiros franciscanos partiram para terras americanas. Diante da impossibilidade de chegar à cidade de Mendoza, Frei Bernardo de Armenta e Frei Alonso de Lebrón iniciaram uma missão evangelizadora na Ilha de Santa Catarina, na costa do Brasil.

Posteriormente, os frades continuam em direção a Assunção, região que reafirma sua importância ao ser designada em 1547 como sede da Diocese de Río da Prata, por Bula de Paulo III.

Assunção, conhecida na época por sua importância política e territorial como a “Mãe das Cidades”, é o lugar de onde começa a ação dos franciscanos no território argentino.

Desde 1566, com a chegada de Frei Juan Pascual de Rivadeneira do Peru, a atividade missionária aumentou em toda Tucumán. Assim, junto com outros frades, fundaram conventos, igrejas e escolas primárias nas regiões de Assunção, Santa Fé e Buenos Aires.

Quase cinquenta anos depois, em 9 de julho de 1612, no Convento de São Francisco, em Buenos Aires, foi estabelecida canonicamente a Província Franciscana da Assunção da Santíssima Virgem do Rio da Prata.

Desde sua fundação, estendeu-se a diferentes províncias argentinas, mantendo a Cúria Provincial na Basílica de São Francisco, na cidade de Buenos Aires.

Dentro dos eventos mais recentes, depois que a Província celebrou seus 400 anos de fundação -no dia 9 de julho de 2012-, ocorreu a integração de outras Entidades Franciscanas. Em 7 de outubro de 2013, a Custódia Frei Luis Bolaños del Paraguai – dependente da Província de Arántzazu na Espanha – é integrada à Província Franciscana da Assunção. Posteriormente, em 25 de março de 2014, ocorreu a integração dos irmãos da Província Franciscana de São Miguel. Desta forma, a Província da Assunção abrange atualmente as nações do Paraguai e da Argentina.


Fonte: https://ofm.org.a