Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Província cria “selo solidário”: ato de amor durante festejos de Santo Antônio

27/05/2024

Notícias

As trezenas e festas de Santo Antônio, além do apelo religioso e popular que possuem, também serão, para a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, ocasião privilegiada do exercício da solidariedade com os pobres. Neste ano, como proposta do Secretariado para a Evangelização, as maiores festividades em honra ao Santo mais popular do Brasil vão assumir o Selo Santo Antônio Solidário. A proposta consiste em, dentro de cada programação específica, definir a destinação de determinado valor ou percentual arrecadados em prol de uma ação específica de partilha com os necessitados.

De acordo com o Secretário para a Evangelização, Frei Gustavo Medella, a iniciativa tem como objetivo destacar o carinho e a atenção com os pobres e fragilizados como compromisso fundamental da missão evangelizadora dos frades. “Além de ser um homem de profunda generosidade, Santo Antônio deve continuar nos inspirando neste compromisso com os mais sofridos de nosso tempo. O espírito de partilha provocado por esta iniciativa do Selo Santo Antônio Solidário é oportunidade valiosa para crescermos na generosidade, despertando o mesmo sentimento nos milhares de fiéis devotos que vêm celebrar conosco em nossas fraternidades”, destaca Frei Gustavo. Quanto ao modo de aplicação do selo, Frei Gustavo explica que ficará livre de acordo com a criatividade de cada presença. “As fraternidades poderão escolher entre destinar, por exemplo, parte do lucro da venda de um artigo específico, como o bolo de Santo Antônio, destinar um cofre específico para esta coleta ou definir uma porcentagem do que for arrecadado. O mais importante é que este vínculo de solidariedade e partilha seja evidenciado e estimulado”, ressaltou.

Os valores arrecadados a partir do Selo Santo Antônio Solidário serão destinados localmente pelas próprias fraternidade a uma ação solidária que seja expressão do compromisso com a causa da partilha e da promoção da vida. “A orientação é que cada presença busque a melhor maneira de aplicar estes recursos e depois, a título de prestação de contas, procure divulgar a ação custeada pelo Selo Santo Antônio Solidário”, explicou Frei Gustavo. As Trezenas e Festas de São Santo Antônio representam uma tradição antiga na vida dos frades e da Província. No contexto provincial, a Festividade mais antiga é a do Convento Santo Antônio do Largo da Carioca, no Rio de Janeiro, que já está em sua 342ª edição.


Equipe de comunicação