Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Província celebra sua Padroeira na Vila Clementino

08/12/2021

Notícias

São Paulo (SP) – A Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil celebrou a sua Padroeira neste dia 8 de dezembro durante a Celebração Eucarística, às 7 horas, na Igreja São Francisco de Assis, na Vila Clementino.

O novo Ministro Provincial, Frei Paulo Roberto Pereira, presidiu a Celebração e teve como concelebrantes os Definidores que estão reunidos no Congresso Capitular na Sede Provincial e o Definidor e Visitador Geral, Frei César Külkamp. No dia 8 de dezembro de 1854, o bem-aventurado Papa Pio IX declarou verdade de fé a Conceição Imaculada de Maria.

“A Solenidade da Imaculada Conceição é festa que a nossa Fraternidade Provincial tem o privilégio de celebrar”, disse Frei Paulo, lembrando que, certamente, essa devoção a Nossa Senhora se espalhou pelo Brasil graças aos portugueses. “Nós herdamos essa devoção que já faz parte da tradição franciscana, muito antes de virar dogma no século 19. Já no século 4 do cristianismo, Nossa Senhora era olhada com o privilégio de ter sido concebida sem pecado”, citou o celebrante. Desde 1263, a Ordem Franciscana celebrou com muita solenidade a Imaculada Conceição, no dia 8 de dezembro de cada ano, e costumava cantar a Missa em sua honra aos sábados.

“Nós estamos vivendo o tempo do Advento e é oportuno que esta celebração se encha de solenidade porque, afinal de contas, o movimento do Espírito nos prepara para viver originalidade do ser humano, a pureza do ser humano. Deus que revela criança, Deus que revela inocente, Deus que revela puro, na noite escura de Belém. A humanidade foi resgatada no Natal”, enfatizou o Ministro Provincial. Segundo ele, é isso que celebramos: a possibilidade de o ser humano resgatar a sua originalidade, “concebido pelo grande desejo do Criador de viver, como ouvimos na primeira leitura, na sua intimidade”.

Para Frei Paulo, esse texto do livro do Gênesis permite uma divagação. “Assim como aqueles amigos íntimos que se visitam no final da tarde, Deus chegava toda tarde no Paraíso e ‘batia um papo’ com Adão e Eva. E essa intimidade de amigos, essa intimidade de entes que conservam a mesma natureza, era experimentada entre Deus e a humanidade. Mas o pecado entra no meio dessa história, então Adão se afasta ao ouvir os passos do Senhor. O pecado o afasta, portanto, da intimidade com Deus. E esta intimidade é a única possibilidade que temos de viver plenamente. Por isso que hoje celebramos. Maria foi privada da mancha do pecado, porque era cheia de graça. Ouvimos, no texto do Evangelho, o céu dizer: Maria, cheia de graça, plena, realizada”, explicou Frei Paulo.

“Esta é a nossa vocação, esta é a nossa visão, esta é a nossa meta: como frades franciscanos desta Província, como frades franciscanos espalhados pelo mundo todo, como cristãos batizados, resgatar a intimidade com o Senhor. Resgatar a possibilidade de viver plenamente e nós, diferentemente de Maria, que antes de ser concebida já vivia essa experiência que cultivou durante sua vida, não temos esse privilégio, mas temos a fé. Por isso nos esforcemos e ajudemos uns aos outros a abrir o espaço nas nossas vidas, no nosso coração, nas nossas decisões, para que a graça seja plena em nós. E o caminho Nossa Senhora já apontou e o Evangelho resume a nossa proposição: ‘Eis aqui a serva do Senhor'”, concluiu.

(clique nas imagens para ampliá-las)

Com o término do Capítulo, na Sede Provincial, em São Paulo, começou o Congresso Capitular, que reuniu o novo Governo Provincial eleito com o presidente do Capítulo, Frei César Külkamp, em dois momentos: de 6 a 9 dezembro, e de 15 a 18.

Na Província da Imaculada é costume o Congresso Capitular acontecer em duas etapas. A primeira etapa está em andamento e a outra começa a partir de 15 de dezembro. Este é um momento em que o novo governo vai se reunir para pensar um pouco as próprias políticas, que passos quer dar e tomar consciência das prioridades e das indicações dadas pela assembleia capitular, que é sempre soberana. Tem esse significado, mais do que tudo, de programar a vida provincial no próximo triênio. Nisso inclui a organização do quadro das fraternidades.


Comunicação da Província da Imaculada Conceição