Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Assinado projeto de restauro do Convento de São Sebastião

08/08/2013

Notícias

projeto

Por Moacir Beggo

São Paulo (SP) – Foi dado nesta quinta-feira, 1º de agosto, importante passo para restaurar um dos conventos franciscanos mais antigos do Brasil e da Província Franciscana da Imaculada Conceição com a conclusão e assinatura do projeto de restauro do Convento Nossa Senhora do Amparo, em São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo. O Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel assinou a proposta na presença da diretora do Departamento de Patrimônio Histórico Cultural da cidade de São Sebastião, Rosangela Dias da Ressurreição, que coordenou todo o projeto. Agora, o projeto seguirá para aprovação Conselho de Defesa do Patrimônio  Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), já que o imóvel foi tombado por este organismo em  1972.

assinaturaPara a realização do projeto de restauro foi constituída uma equipe composta por uma técnica do Condephaat, a arquiteta Marta Sacarellos; uma técnica do Iphan, a arquiteta Carolina Pádua; a arquiteta da Prefeitura de São Sebastião, Lúcia Siqueira Santas; e Frei Róger Brunorio, coordenador do Departamento de Bens Culturais da Província da Imaculada, além de uma equipe de técnicos e historiadores da empresa Formarte, que desenvolveu o projeto.

O  restauro tem como objetivo preservar a memória cultural e o patrimônio construído. O convento, edificação mais antiga do município de São Sebastião, é testemunha e impulsionador do desenvolvimento do bairro São Francisco desde o século XVII. Constitui-se como importante marco arquitetônico, religioso e social na região, sendo peça chave de sua identidade cultural.

“O desgaste e deterioração deste imóvel são preocupantes. Por isso, se faz urgente a recuperação e preservação deste patrimônio”, diz Frei Fidêncio Vanboemmel, lembrando que a pedra fundamental do Convento foi lançada no dia 11 de maio de 1664. É, hoje, um raro convento com esse estilo de construção, especialmente o seu claustro. Em 8 de setembro de 1668, os frades desta Província da Imaculada celebraram a primeira festa de Nossa Senhora do Amparo. “Ou seja, trata-se de um patrimônio importantíssimo não só para a história dos franciscanos, presentes no Brasil desde o seu descobrimento, como também para o patrimônio do Estado de São Paulo, e principalmente da riqueza cultural deste país”, acredita o Ministro Provincial.

A última reforma do Convento foi feita em 1930. Desde aquele ano, foram realizadas obras de adaptação e subutilização dos espaços. A diretora Rosangela, com o apoio do prefeito Ernane Primazzi, de São Sebastião, não tem poupado esforços na busca de ações em prol do patrimônio cultural da cidade, especialmente do convento.  “Sou filha de caiçara da terra e sonho com a restauração deste Convento”, confessa. “Este restauro, além de ser necessário para a história cultural do município, vai valorizar a vida de uma vila de pescadores, transformando o bairro São Francisco em produto turístico. Será um ponto de atração dentro do turismo histórico, somado à beleza natural e às edificações históricas no seu entorno. Enfim, representará investimento na comunidade e incentivo para o comércio local”, acrescentou Rosangela, lembrando que a “luta” está apenas começando.

Para a elaboração do projeto de restauro, o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) aprovou e liberou uma verba de R$ 200 mil. Durante o ato de assinatura do projeto, além de Frei Fidêncio e Rosangela, participaram deste encontro na Sede da Província da Imaculada, em São Paulo, Frei Estêvão Ottenbreit, Frei Mário Tagliari, Frei Raimundo J. de Oliveira Castro e os funcionários Luana Giosa e Adriel Moura de Castro, pela Província da Imaculada, e a empresária da Formarte Rosana Deleles.