Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Reviver o Dom da Vocação: 20 frades viajam para Itália

03/05/2013

Notícias

Moacir Beggo

São Paulo (SP) – Com a Missa do Envio nesta sexta-feira (03/05), no Convento São Francisco de São Paulo, teve início a terceira edição do Projeto “Reviver o Dom da Vocação”, promovida pela Conferência dos Frades Menores do Brasil (CFMB). Vinte frades embarcam ainda hoje para viver essa experiência durante um mês nos lugares franciscanos e na Terra Santa.
O Ministro Provincial Frei Fidêncio Vanboemmel, como vice-presidente da CFMB, presidiu a celebração na festa dos apóstolos São Felipe e São Tiago e abençoou os frades peregrinos. “Esta manhã tem um sabor muito especial porque temos no nosso meio 20 frades de diferentes partes do Brasil que vão iniciar uma peregrinação franciscana pela Terra Santa e por Assis, principalmente”, explicou para os fiéis da Missa das 7h30.

“Esses frades, depois de viverem cerca de 25 anos de vida consagrada, resolveram fazer uma parada das atividades,  da correria do dia a dia, para darem um tempo maior a si mesmos e a Deus, para poderem reassumir a vocação e a missão evangelizadora que recebemos exatamente como dádiva de Deus”, acrescentou o Ministro Provincial.

Frei Fidêncio desejou uma boa viagem e pediu: “Vão com Deus e façam essa experiência de fé. Voltem mais fortalecidos para a missão evangelizadora!”

A experiência, na verdade, se iniciou há quatro dias, quando o grupo se reuniu em São Paulo para poder se conhecer melhor e fazer um estudo dos lugares franciscanos, segundo as Fontes Franciscanas, e dos lugares sagrados na Terra Santa.

Esta experiência é organizada pelo Serviço de Formação e Estudos (Serfe) da CFMB, que tem à frente Frei Beto Breis, da Província Santo Antônio do Brasil, e visa a Formação Permanente do frade menor.

O grupo de 20 frades representa nove entidades dos Frades Menores do Brasil: Província Santo Antônio – Frei Ricardo Ferreira; Província Imaculada Conceição: Frei Athaylton Jorge, Frei Joel Sgarbozza, Frei Marcos Estevam de Melo, Frei Pedro de Oliveira Rodrigues e Frei Rubens Luiz de Carvalho; Província de Santa Cruz: Frei Flávio Silva Vieira, Frei Mário Rodrigues dos Reis e Frei Vicente Ronaldo da Silva; Província do Santíssimo Nome: Frei Flávio Pereira Noleto e Frei Sérgio Luiz de Oliveira; Província Nossa Senhora da Assunção: Frei João Muniz; Província São Francisco de Assis: Frei Blásio Kummer e Frei Armando Mariani; Custódia de São Benedito da Amazônia: Frei Francisco de Assis Paixão; Custódia das Sete Alegrias: Frei Wanderley G. Figueiredo e Frei Dario Taffarel; Fundação Nossa Senhora das Graças: Frei Eulálio Miranda. Coordenação: Frei Beto Breis e Frei Oton Silva.

FREI FLÁVIO ESCREVE SOBRE A PREPARAÇÃO PARA ESTA EXPERIÊNCIA
Desde o dia 30 de abril, vinte frades das 18 entidades da Conferência dos Ministros Provinciais do Brasil (CFMB) se reuniram no Convento São Francisco, no Largo São Francisco, em São Paulo, em preparação para a experiência “Reviver o Dom da Vocação em Assis e Terra Santa”.

Com esta experiência, queremos beber na fonte da vocação, com a Palavra de Deus, as Fontes Franciscanas e colocar os pés no chão onde viveu São Francisco de Assis e Cristo. Iremos experimentar o Amor de Deus que nos agraciou ao chamado para a vida religiosa.

“Reavivar o dom de Deus que há em ti” (1Tm 1,6) é a inspiração temática que o Conselho de Formação e Estudos da Ordem envia a vinte frades tendo em vista esta grande experiência de vida, com o apoio das Fraternidades da Itália, Terra Santa e ajuda da Ordem.

Dia 1º maio, os frades  fizeram uma apresentação sobre sua vida, vocação, motivações e serviços na Província onde vive. Depois Frei Beto Breis, da Província Santo Antônio (coordenador da experiência), juntamente com Frei Oton Silva (Província Santa Cruz), fizeram uma introdução colocando a riqueza da experiência, lembrando que nascemos da itinerância e discipulado e, por isso, queremos seguir Jesus e manter acessa a chama que nos move para a vida em Fraternidade, pois formação permanente é aprender aquilo que Deus nos coloca no caminho. Aquilo que é a nossa missão, atendendo os apelos do cotidiano que o Senhor nos mostra a cada passo.

Dia 2 de maio, Frei Ludovico Garmus, doutor em Teologia Bíblica que mora em Petrópolis  e estudou na Terra Santa, passou conosco o dia todo falando sobre a riqueza dos lugares sagrados, significados bíblicos, cultura, política e diversidade religiosa no lugar onde viveram os primeiros cristãos.

Frei Flávio Pereira Nolêto, O.F.M, Província Santíssimo Nome de Jesus