Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Província Santa Cruz e Província Nossa Sra. da Assunção têm novos governos

11/01/2022

Notícias

A Província Santa Cruz, com sede em Belo Horizonte, realizou o Capítulo Provincial nos dias 4 a 10 de janeiro. A Fraternidade Provincial se reuniu no Guardianato Santo Antônio, em Santos Dumont (MG).

No domingo passado, após a aprovação das prioridades capitulares, houve a eleição dos Definidores que, juntamente com Frei Hilton Farias de Souza, Ministro Provincial, e Frei Gabriel José de Lima Neto, Vigário Provincial, animarão a caminhada da Província no próximo triênio são eles: Frei Arlaton Luiz Soares de Oliveira, Frei Valter Pinto Vieira Júnior, Frei Adilson Corrêa da Silva e Frei Oton da Silva Araújo Júnior.

Realizada a eleição do novo Governo Provincial, todos se dirigiram à capela onde o presidente do capítulo, Frei Reginaldo Rômulo Monte Canto, presidiu a celebração de confirmação do novo governo da Província Santa Cruz para o triênio (2022-2024), que ficou assim constituído:

Frei Hilton Farias de Souza – Ministro Provincial
Frei Gabriel José de Lima Neto – Vigário Provincial
Frei Arlaton Luiz Soares de Oliveira – Definidor Provincial
Frei Valter Pinto Vieira Júnior – Definidor Provincial
Frei Adilson Corrêa da Silva – Definidor Provincial
Frei Oton da Silva Araújo Júnior – Definidor Provincial


Peçamos ao Espírito Santo que ilumine nossos confrades no exercício de seus ministérios e lhes dê paz, sabedoria, humildade e perseverança para condução de seus trabalhos.

Atualmente, a Província Santa Cruz é formado por cerca de 120 frades (alguns deles ainda no período de formação e de estudos) conta atualmente, com 14 fraternidades, sendo que 8 são paróquias. As fraternidades e paróquias estão espalhadas por 10 municípios distribuídos em Minas Gerais e sul da Bahia, além de presenças em missões no exterior. Nesses locais, atuam na pastoral paroquial, educação, projetos de ação social e de formação de lideranças cristãs.

O capítulo provincial da Província Santa Cruz se encerrou no dia 10 de janeiro.


PROVÍNCIA FRANCISCANA DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO

A província Franciscana de Nossa Senhora da Assunção, que celebra 70 anos de fundação, missão e profecia no Maranhão e Piauí, e tem como tema desta celebração: Celebrando a vida: nossa história nosso horizonte e como lema: “E vimos sua estrela…” (Mt 2,2), elegeu no início do mês o seu novo governo no Capítulo Provincial.

Os Frades eleitos para o próximo triênio foram Frei Cristóvão Jackson dos Santos Melo, Frei Gilberto Magno da Cruz, Frei João Paulo Andrade Moreira e Frei Pedro Nazário de Sousa Filho.

A história da Província Nossa Senhora da Assunção, nos Estados do Maranhão e Piauí começou em 1952, com a chegada de quatro frades vindos da Província da Saxônia – Alemanha, para fundar a Missão Franciscana, que depois recebeu o reforço de mais dez franciscanos.

Esquerda para a direita: Frei Gilberto Magno da Cruz, OFM (Definidor), Frei Pedro Nazário de Sousa Filho, OFM (Definidor), Frei Antônio Pachêco Ramos, OFM (Ministro Provincial), Frei Miguel Kleinhans (Vigário Provincial), Frei João Paulo Andrade Moreira, OFM (Definidor) e Frei Cristóvão Jackson dos Santos Melo, OFM (Definidor).

Em 1964, a Missão foi elevada à condição de Fundação Nossa Senhora da Assunção. Em 1967, tornou-se Custódia e, com 52 frades, passou a ser vice província em 1992. Com 70 frades, tornou-se finalmente Província no dia 8 de dezembro de 2004.

Em julho de 2014 foi incorporada à Província a Fundação Nossa Senhora das Graças com sede em Floriano – PI, fundada pela Província Santa Maria delle Grazzie de Benevento – Itália.

Com a Integração outros trabalhos, paróquias, uma rádio, vários conventos, inclusive um eremitério foram incorporados à Província. Hoje, está presente em 5 dioceses do Maranhão e Piauí em 07 Paróquias e uma Área Pastoral, bem como, outras casas de formação.