Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Capela do Instituto é reaberta com renovação dos votos

06/12/2015

Notícias

alto

Moacir Beggo

Petrópolis (RJ) – Depois de uma cuidadosa reforma, conduzida por Frei Antônio Everaldo, a Capela do Instituto Teológico Franciscano (ITF), de Petrópolis (RJ), foi reaberta neste domingo (6/12) com a celebração Eucarística da Renovação dos Votos de seis frades professos temporários da Província Franciscana da Imaculada Conceição.

Foi neste clima do belo tempo do Advento, inebriados pelas vozes dos Canarinhos de Petrópolis, que o Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, recebeu os votos religiosos de Frei José Raimundo de Souza, Frei José Morais Cambolo, Frei Gaudêncio Chingando C. Numa, Frei Roberto Aparecido Pereira, Frei João Alberto Bunga e Frei Ermelindo Francisco Bambi. Esse rito se repete todo o ano até a Profissão Solene.

Nesta celebração, os professos foram chamados pelo mestre Frei Marcos de Andrade para se apresentarem diante do Ministro Provincial e em seguida prometeram viver os conselhos evangélicos no seguimento do Cristo pobre, obediente e casto. A Primeira Profissão dos votos foi feita quando se concluiu a etapa do Noviciado.

Ao comentar o Evangelho deste 2º domingo do Advento, Frei Fidêncio disse que João Batista pede para abrirmos o coração para a vinda do Senhor. “Enquanto esperamos a vinda do Senhor, nós vivemos a nossa história, nós vivemos nosso presente e, hoje, de maneira muito particular porque esses seis freis que estão aqui na frente também vão renovar os seus votos religiosos. O que significa renovar os votos?”, perguntou o Ministro.

alto2

“Não significa apenas que quero continuar a viver na obediência, na pobreza e na castidade. É muito mais. Renovar os votos significa ter esta audácia interior do nosso comprometimento pessoal, como João Batista, com o Evangelho e Nosso Senhor Jesus Cristo. Então, vocês, ao renovar os seus votos, vão ser também os profetas da esperança para o nosso mundo. Profetas da solidariedade num mundo tão fracionado. Vocês vão ser testemunhas da fraternidade, como tanto pede o Papa Francisco para nós, religiosos. Renovar os votos significa renovar a nossa alegria por uma paixão que Francisco de Assis teve por Jesus Cristo e pelo Reino de Deus”, respondeu.

“Que vocês hoje, ao renovar os seus votos, possam também ser como João Batista, profetas dessa esperança enquanto nós todos aguardamos a vinda do Senhor Jesus”, desejou Frei Fidêncio, que teve como concelebrantes Frei Elói Piva, Frei Fernando Araújo, Frei Everaldo, Frei Evaristo Spengler e Frei César Külkamp.

alto3

Após as preces, o Ministro Provincial abençoou o altar, aspergindo toda a capela, e a mesa do Senhor foi preparada para o ofertório. “Eu creio que esta reinauguração ao final deste ano acadêmico também é um sinal significativo. Numa extremidade está a biblioteca, no meio estão as salas de aula e a fraternidade, e na outra extremidade está a capela. Então, se aqui estudamos Teologia, nos formamos teologicamente para a missão e para a evangelização, aqui também quer ser um lugar da formação do espírito, onde com alma queremos dar mais sentido à razão de sermos teólogos, homens e mulheres de Deus”, disse o Ministro.

Segundo Frei Fidêncio, a capela deve ser o coração do Instituto Teológico. “São Francisco de Assis, na cartinha que escreve a Santo Antônio, dizia que gostaria muito que ele ensinasse a sagrada Teologia desde que nesse estudo não se perdesse o espírito da santa oração e devoção. Isso não significa que vamos fazer desta capela apenas um lugar de piedade, de exercícios espirituais em detrimento do intelectual. Pelo contrário, essa capela quer nos lembrar que a Teologia deve ser uma Teologia, acima de tudo, de Deus. Uma Teologia de alma, que tem coração, que dialoga, que acolhe, que restitui e que é viva”, enfatizou.

alto4

Frei Fidêncio também pediu aos seus confrades do Instituto que não transformem a capela num espaço apenas de clausura. “Que esse espaço, meus irmãos, meus confrades, seja espaço também da devolução. Eu creio que nós temos sempre o dever de restituir ao povo de Deus um pouco da nossa vida, da nossa missão. Eu creio que esta capela renovada, bonita –  Frei Everaldo cuidou milimetricamente de todas as coisas, com todos os detalhes  – deve ser o lugar mais bonito porque é o lugar de Deus”, disse.

Frei Fidêncio agradeceu à Fraternidade do ITF todo o esforço, o empenho, exatamente para tornar esta capela o símbolo maior do Instituto. “Biblioteca é importante, mas sem a capela nos tornamos racionais e não humanos. Francisco quer homens de Deus na evangelização”, completou.

CENTRALIDADE

Frei Everaldo também agradeceu a presença do Ministro Provincial na celebração e destacou que a igreja dedicada a São Francisco, com a presente reforma, torna-se um lugar “adequado e digno para sinalizar a centralidade do que fazemos nesta casa de estudo teológico. Sabemos, e nos é sempre lembrado,  que, com efeito, uma verdadeira Teologia se faz com reverência, ou seja, com oração, com contemplação do mistério amoroso e salvador de Deus”, disse Frei Everaldo, enumerando seus agradecimentos a todos que se envolveram, direta e indiretamente na reforma desta capela.

A Capela tem no presbitério a imagem do Cristo Crucificado no centro, tendo ao lado esquerdo São Francisco, o Padroeiro, e Santa Clara, do lado direito. Deste lado, além da sacristia, há o altar de Nossa Senhora. Do lado esquerdo, fica a capela do Santíssimo.