Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Primeira missa de Frei Vanderley

27/03/2012

Notícias

A celebração das primícias de Frei Vanderley, realizada no dia 25/03, quinto domingo da quaresma, foi marcada pela forte emoção expressa nas suas lágrimas de alegria e gratidão. Junto com ele toda a assembleia emocionada e com um profundo espírito de oração participou ativamente de toda a celebração, enchendo a igreja com os belíssimos cantos entoados por todos.
Com a igreja do Santuário do Divino Espírito Santo, em Vila Velha, lotada, Frei Vanderley foi trazido até o altar por duas crianças vestidas de São Francisco e Santa Clara, que cantavam e repetiam com toda a assembleia o belo canto, “Se você quiser servir a Deus, faça poucas coisas, mas as faça bem”.

Ainda no início da celebração, foi trazida até o altar a imagem de Nossa Senhora da Penha por senhoras da Pastoral da Acolhida, tendo à frente da procissão a mãe de Frei Vanderley, Dona Mariazinha. Nesse momento, mais uma vez toda a assembleia foi às lágrimas, pois as duas mães do neo-sacerdote estavam presentes nesse momento tão singular em sua vida.
Com a presença de inúmeros confrades concelebrantes, Frei Vanderley presidiu a sua primeira celebração eucarística de maneira tranquila e serena, sem, no entanto, deixar de transparecer a imensa emoção e alegria de seu coração.

Como pregador de sua primeira missa, Frei Vanderley convidou seu amigo e frade capuchinho Frei Iduino Poubel de Moraes, que de maneira simples e profunda ajudou-nos a acolher melhor o Evangelho do dia, fazendo um paralelo com o próprio ministério que Frei Vanderley estava acolhendo. Frei Iduino lembrou a todos que “assim como o grão de trigo, o sacerdote deve gastar toda a sua vida para que haja muitos frutos, sendo necessário tomar a cruz do seguimento de Jesus Cristo a cada dia e renovar o seu sim a todo instante”.

Após a comunhão, frei Vanderley recebeu de presente uma cruz de São Damião, ofertada por dois jovens vestidos de São Francisco e Santa Clara, fazendo dessa celebração um momento marcadamente franciscano.

Por fim, Frei Paulo Pereira, guardião e pároco, chamou até o altar todos os frades que estiveram em missão ao longo da semana missionária vocacional, bem como a todos os leigos e leigas das comunidades que os acompanharam e preparam tudo com tanto carinho. Frei Paulo agradeceu a todos pelo empenho e pela generosidade com que toda a paróquia tinha se mobilizado para que tudo acontecesse da melhor formar possível.  Também motivou a todas as famílias que se comprometessem e rezassem pelas vocações sacerdotais e religiosas.

Após a celebração eucarística, todos os convidados se dirigiram para o Projeto Santa Clara, onde nos aguardava um delicioso almoço preparado pelas paroquianas e pelo nosso confrade Frei James Gomes Neto. Debaixo da sombra refrescante do pátio externo do local, todos os convidados, amigos e familiares de Frei Vanderley puderam se confraternizar e partilhar a refeição, com direito a sobremesa e picolé de fruta.

Enfim, mais uma vez percebemos o quanto o sim de um confrade é capaz de gerar tantas bênçãos e graças na vida das pessoas. Que o Senhor continue abençoando a nova missão do Frei Vanderley, e que ele possa continuar sendo um instrumento de paz e de bem na vida de tantas pessoas, principalmente dos mais pobres e necessitados.

Frei Diego Atalino de Melo