Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Primícias de Frei Josemberg: “Levar Deus às pessoas e as pessoas a Deus”, a sua missão

08/05/2022

Notícias

 Duque de Caxias (RJ) – O menino travesso da Baixada Fluminense foi acolhido de braços bem abertos pela sua Comunidade de origem, a capela dedicada a São Domingos, que viu-se cheia com a presença dos frades e do povo de Deus para celebrar, juntos com Frei Josemberg Cardozo, a sua Primeira Missa, às 9h, deste domingo (8/5).

O clima solene e festivo foi marcado pela gratidão que toda a Comunidade sentia pelo ‘Sim’ de Frei Berg, como é conhecido: “Ele foi gerado não apenas pela sua mãe, mas por toda a comunidade e, hoje, toda a comunidade se alegra com ele!”

Foi na ordenação de Frei Vanilton Aparecido Leme, dia 13 de maio de 2006, em Itu (SP), que Frei Josemberg sentiu-se atraído pela vida franciscana. E em sua primeira Missa, agora como presbítero, foi Frei Vanilton quem fez a pregação.

“Hoje nos reunimos com um sentimento comum de Ação de Graças pela ordenação presbiteral de Frei Josemberg. E nada mais significativo do que fazer isso em torno à mesa Eucaristia e quando a liturgia nos convida a celebrar tendo Jesus como o Bom Pastor”. Seguiu sua reflexão acerca da imagem do bom pastor recordando as comunidades primitivas e o seu verdadeiro significado: “E quando os primeiros cristãos falam de Jesus como ‘Bom Pastor’, não o fazem, para apresentá-lo como chefe e comandante, mas para destacar sua preocupação pela vida das pessoas, a ponto de chegar a ‘dar sua vida’ por elas”.

Seguindo a mesma linha de raciocínio, Frei Vanilton trouxe ainda uma reflexão do Papa Francisco muito pertinente à missão que Frei Josemberg acabara de assumir: “Repito a você, Frei Josemberg, as palavras de nosso Papa Francisco: ‘Que o alimento da sua vida seja alimento para o povo de Deus, sua doutrina, alegria e apoio aos fiéis de Cristo. Que você pelo Ministério presbiteral possa levar Deus às pessoas e as pessoas a Deus e, assim, que todos possam continuar construindo a Casa de Deus. Pois o sacerdócio é a continuidade da obra de Cristo: a Igreja'”.

Encerrou sua pregação lembrando o Dia Mundial das Vocações, pedindo ao Cristo Bom Pastor que continue a atrair mais vocações. E, sendo Dia das Mães, não poderia deixar de agradecer à mãe de Frei Josemberg, a senhora Maria Lúcia, pela vida e educação transmitidas ao filho.

 

Num gesto fraterno, relembrando o que o seu pregador fizera contigo em sua primeira Missa, Frei Vanilton abençoou a Frei Josemberg com a bênção de São Francisco de Assis.

“Que o Senhor te abençoe e te guarde,

te mostre a sua face e se compadeça de ti

e te proteja em todos os dias de tua vida,

guardando-te fiel no seu amor;

E que produzas muitos frutos para o bem da Igreja,

 da Ordem Franciscana, da tua família

e de todas as criaturas

Amém!”

A liturgia seguiu solene, levando todos os presentes à oração. Após a comunhão, a comunidade fez a leitura da biografia de Frei Josemberg, relembrando a sua trajetória e suas histórias junto à Comunidade. Como um gesto de gratidão, a Comunidade colocou novas sandálias nos pés do frade. “Aqui você deu os primeiros passos na fé e aqui você começa uma nova caminhada, nós estamos com você!”

Frei Paulo Roberto Pereira, nosso Ministro Provincial, dirigiu algumas palavras à Comunidade e a Frei Josemberg. “Ao chegar aqui ouvi muitos relatos da Irmã Terezinha, Irmã Catequista Franciscana, que muito fez por essa Comunidade. Quando me encontrei com ela, disse-me que estava diferente, ao que respondi que cresci em graça, em virtudes e em estatura para chegar ao céu. Ela me perguntou: ‘E onde é o céu, frei?’. Agora eu respondo: Aqui é o céu, Ir. Terezinha. Nós experimentamos o céu pelo acolhimento que recebemos, porque aqui Deus nos fala, a experiência de hoje é uma experiência de céu. E que o céu se multiplique em nossas realidades e em cada Missa presidida pelo Frei Josemberg”.

Frei Paulo ainda refletiu sobre aquilo que Frei Berg disse em sua entrevista: “Você disse que estava calmo, tranquilo quanto à ordenação, mas com medo por reconhecer as suas fragilidades. Na insígnia “JHS” (Jesus Salvador dos Homens), presente nas mãos da imagem de São Domingos, nós reconhecemos o jeito humano de ser de Jesus Cristo, e esse jeito humano salva! Nesse jeito humano de ser do Cristo, nós não nos medimos pelas virtudes, nós nos medimos pelas limitações e nisso somos todos iguais. Obrigado, Frei Josemberg, pelo reconhecimento de suas fragilidades e por assumir essa missão!”. Seus agradecimentos se ampliaram também à Fraternidade local, que, no silêncio, trabalhou para que tudo isso pudesse acontecer.

Frei Josemberg, mais uma vez, agradeceu à Província, na pessoa de Frei Paulo, Frei João Reinert e demais confrades. E, em uma homenagem ao Dia das Mães, presenteou a sua mãe com o manustérgio que amarrou as suas mãos em sua ordenação presbiteral. Símbolo de uma tradição já antiga na Igreja.

E, como um gesto de reconhecimento da presença materna da mãe de Jesus em sua caminhada, Frei Josemberg consagrou à Virgem de Fátima o seu ministério.


Frei Gilberto Silveira da Costa Junior, OFM (texto) e Frei Roger Strapazzon, OFM (fotos).