Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Primeira Profissão em Rodeio

04/01/2012

Notícias

Neste 4 de janeiro, às 19 horas, o Noviciado Franciscano de Rodeio (SC) terá um dia solene com a Primeira Profissão dos noviços na Ordem dos Frades Menores: Frei Claudinei Cananéa Bustamante, Frei Cristiano Aparecido Maciel e  Frei Juliano Fachini Fernandes e a profissão solene de Frei Robson Luiz Scudela.  O angolano Frei Mvula Nzaji André também é noviço, mas sua primeira profissão será no dia 29 de janeiro, na sede da Província, na Vila Clementino, às 19 horas. Ele iniciou o noviciado com atraso de um mês, por isso sua profissão será feita à parte.  A celebração será presidida pelo Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel.

Os noviços foram orientados pelo Mestre e Definidor da Província, Frei Samuel Ferreira de Lima, e pela fraternidade local. Na Ordem Franciscana, os votos simples da profissão temporária são renovados anualmente até o momento da profissão solene.

Claudinei Cananéa Bustamante
Nascimento: 06/01/1988
Naturalidade: Paraty/RJ
Cristiano Aparecido Maciel
Nascimento: 10/12/1985
Naturalidade: Ribeirão Bonito/SP
Juliano Fachini Fernandes
Nascimento: 23/01/1982
Naturalidade: Rio do Sul/SC
Mvula Nzaji André
Nascimento: 25/01/1978
Naturalidade:Marimba/ Angola

“Os irmãos entregam-se totalmente a Deus, sumamente amado, pela profissão da obediência, da pobreza e da castidade, que deve ser vivida segundo o espírito de São Francisco; contraem uma aliança com Deus, e sua vida se torna, por toda a existência, um sacrifício oferecido a Deus na caridade”, segundo a orientação das Constituições Gerais da Ordem Franciscana.

A profissão religiosa na Ordem Franciscana, emitida nas mãos do Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, faz-se nos seguintes termos:

“Para louvor e glória da Santíssima Trindade. Eu, Frei N.N. , tendo o Senhor me dado a graça de seguir mais de perto o Evangelho e os passos de nosso Senhor Jesus Cristo, em tuas mãos, Frei Fidêncio Vanboemmel, com firme fé e vontade, faço voto a Deus, Pai santo e todo-poderoso, de viver por um ano, em obediência, sem nada de próprio e em castidade. Ao mesmo tempo, professo a vida e a regra dos Frades Menores, confirmada pelo Papa Honório, e prometo observá-la fielmente segundo as Constituições da Ordem dos Frades Menores. Entrego-me, pois, de todo o coração a esta Fraternidade, para que, pela ação eficaz do Espírito Santo, guiado pelo exemplo de Maria Imaculada, por intercessão de nosso Pai Francisco e de todos os santos, e com a ajuda fraterna de todos, eu possa tender constantemente para a perfeita caridade, no serviço a Deus, à Igreja e aos homens”.

Frei Robson Scudela faz profissão solene em Rodeio

Depois de passar uma experiência de dois anos na Missão de Angola e concluir os estudos de Filosofia, Frei Robson Luiz Scudela vai professar solenemente na Ordem dos Frades Menores neste dia 4 de janeiro, às 19 horas, na Igreja Matriz São Francisco de Assis de Rodeio (SC).

Frei Robson é natural de Xaxim, no Oeste Catarinense. Nasceu no dia 27 de outubro de 1986 e vestiu o hábito franciscano no dia 8 de janeiro de 2006, em Rodeio. Antes da experiência em Angola, Frei Robson cursou Filosofia em Curitiba. Depois da profissão, o novo professo solene da Província da Imaculada irá morar em Petrópolis para cursar Teologia no Instituto Franciscano de Petrópolis (RJ).