Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Ser pastor do povo e não profissional do sagrado”

07/05/2022

Notícias

Duque de Caxias (RJ) – O terceiro dia do tríduo, em preparação para a ordenação presbiteral de Frei Josemberg Cardozo Aranha, sexta-feira, 06, foi intenso de atividades em Campos Elíseos, nas comunidades da Paróquia São Francisco de Assis. Durante o período da manhã, os missionários puderam conhecer e visitar os Centros de Convivência Infantil (CCI), atividade do SEFRAS em parceria com a comunidade, e durante a tarde visitaram os lares caxienses.

A presença dos missionários nos CCI despertou a curiosidade das crianças que dançaram, cantaram e se divertiram com a companhia dos visitantes. A experiência foi de muita intensidade para todos os presentes, plantou-se na realidade das crianças a esperança por uma realidade pautada na paz e no bem do homem de Assis.

Após o almoço, os missionários se dispersaram pelas ruas de Campos Elíseos levando consigo o desejo de um mundo mais justo e mais pascal. Os lares visitados foram lugares de encontro com o Cristo que se identifica com os enfermos.

 (toque nas imagens menores para ampliá-las)

Às 19h30, na comunidade Sant’Ana, todo o povo de Deus reunido pôde, enfim, no encerramento do tríduo, celebrar a vocação presbiteral de Frei Josemberg. O animador vocacional da Província, Frei Jeâ Paulo Andrade, presidiu a celebração e, em sua homilia, destacou a presença dos frades que caminham junto de Frei Josemberg para esse momento de sua vocação. Recordou aos presente que a vocação religiosa, ser um frade franciscano, já é uma vocação completa, uma vida consagrada a Deus em sua plenitude, mas há aqueles que sentem-se atraídos a vocação presbiteral.

Nesta vocação complementar, Frei Josemberg foi chamado, como o apóstolo Paulo, da primeira leitura, a anunciar o Evangelho que não é excludente, mas extremamente inclusivo.

Ao lembrar-se da vocação presbiteral, Frei Jeâ recordou a figura do Papa Francisco, como pastor e guia do rebanho maior, que é a Igreja de Cristo. Na abertura do simpósio “Por uma teologia fundamental do sacerdócio”, o Sumo Pontífice partilhou sua experiência em alguns conselhos aos presbíteros.

Frei Jeâ destacou em sua fala dois desses conselhos, todo presbítero deve ser capaz de “caminhar não como juiz, mas como o Bom Samaritano que reconhece as feridas do seu povo, os sofrimentos vividos em silêncio, a dedicação e os sacrifícios de tantos pais e mães para sustentar as suas famílias, e também as consequências da violência, da corrupção e da indiferença que tenta silenciar toda esperança em seu caminho”.

Todos os presbíteros devem ser “pastores do Povo e não ‘clérigos de estado’, nem profissionais do sagrado”, mas sim “pastores que conhecem a compaixão e a oportunidade; homens corajosos, capazes de parar diante dos feridos e estender a mão; homens contemplativos que, em sua proximidade ao seu povo, podem proclamar a força operante da Ressurreição sobre as feridas do mundo”.

Terminada a homilia, com as mãos sobre o lecionário, Frei Josemberg leu a sua Declaração de Fidelidade, assumindo a sua vocação presbiteral. Nesse momento, então, Frei Josemberg, que por muitos anos pediu a bênção aos seus pais, recebeu, na prece silenciosa deles, uma bênção para a sua vida e o ministério que será por ele abraçado.

Ao final da celebração, Frei Gabriel agradeceu os missionários, as famílias que abriram suas portas, as equipes de liturgia e todos aqueles que de alguma forma contribuíram com a missão.

Frei Josemberg refletiu sobre a celebração do dia puxando na memória uma pregação de Frei Raniero Cantalamessa: “O Cristo que diz ‘Isto é o meu corpo e isto é o meu sangue’, e que nós acreditamos, é o mesmo Cristo que diz: ‘Sempre que fizerdes isto a um dos pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes'”, que possamos abraçar essas realidades difíceis nas quais Cristo se apresenta.

Recordou-se, também, da alegria de sua transferência para esta Paróquia que hoje o acolhe em preparação para a sua ordenação: “Me senti em casa entre vocês, retornando à Baixada”. Com essas palavras de fraterna afeição, o frei convidou a todos os presentes para a Missa de sua ordenação que acontecerá neste sábado, às 15h, na Catedral de Santo Antônio.


Frei Gilberto Silveira da Costa Junior, OFM.