Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Entrevista: “A vida fraterna e o desejo de amar a Deus é a razão de escolher ser franciscano”, diz Frei Josemberg

03/05/2022

Entrevistas, Notícias

A Catedral de Santo Antônio, em Duque de Caxias, que foi erguida pelos frades da Província da Imaculada Conceição, voltará a ver os filhos de São Francisco de Assis em grande número. Frei Josemberg Cardozo Aranha, filho desta terra, será ordenado presbítero no dia 7 de maio, às 15 horas, pelas mãos do Bispo Diocesano de Duque de Caxias, D. Tarcísio Nascentes dos Santos. No dia seguinte, às 9 horas, ele celebrará as Primícias na Comunidade São Domingos, no Jardim Anhangá.

Frei Berg, como é chamado, ingressou no Aspirantado no Seminário São Francisco de Assis, em Ituporanga (SC) em 2010 e, no ano seguinte, no Postulantado no Seminário Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP). Vestiu o hábito franciscano no Noviciado em 2012, fazendo a 1ª Profissão no término deste ano em Rodeio (SC). Entre 2013 e 2015, cursou Filosofia na FAE-Centro Universitário de Curitiba (PR). Viveu o Ano Missionário em São Paulo (SP), no Sefras, em 2016. Em 2017 iniciou a etapa da Teologia em Petrópolis (RJ). Fez a Profissão Solene em 15 de setembro de 2018, dia de Nossa Senhora das Dores. Concluiu os estudos de Teologia em 2020 no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis (RJ), sendo ordenado Diácono em 19 de dezembro do mesmo ano. Sua primeira transferência, após o tempo de formação, em 2021, foi como vice-mestre e a serviço da evangelização no Noviciado Franciscano São José e Paróquia São Francisco de Assis, em Rodeio (SC).

Entrevista ao site Franciscanos!

Site Franciscanos – Frei Berg, fale um pouco de sua vida?

Frei Berg – Sou filho único, e tive a graça de nascer em um lar temente a Deus, com grande fervor na fé. Meus pais, José Aranha Gomes e Maria Lúcia Cardozo Aranha, são nordestinos e, desde o berço, bebi desta piedade particular, sobretudo a devoção a Nossa Senhora. Por conta disso, nossa vida eclesial foi muito forte. Pertencíamos à Comunidade São Domingos, da Paróquia Santa Clara de Assis, em Duque de Caxias (RJ). Sempre fui comprometido nas pastorais, sobretudo na catequese, gerando um círculo de bons amigos. Estes fatores formaram minha personalidade, um homem mais do deserto e da solidão, mas que gosta, e muito, da companhia dos irmãos.

Site Franciscanos – Quando se deu o discernimento vocacional?

Frei Berg – Nasci em uma paróquia franciscana. Lendo a Vida de Santa Clara e de São Francisco de Assis, e com o testemunho da fraternidade franciscana, comecei a pensar na possibilidade de viver a vocação religiosa. Contudo, foi na Ordenação Presbiteral de Frei Vanilton Aparecido Leme, em Itu (SP), em 13 de maio de 2006, dia de Nossa Senhora de Fátima, que senti fortemente o chamado de Deus. Daí em diante, tive a coragem de tomar a decisão de seguir este caminho, iniciando o processo de discernimento vocacional.

Site Franciscanos – Por que escolheu ser frade franciscano?

Frei Berg – Antes de pensar em ser frade, minha formação estava se inclinando à área da educação. No Ensino Médio me formei em magistério e, em seguida, conclui a faculdade de licenciatura em Matemática. Foi neste meio tempo que fui conhecendo e me encantando pelo carisma franciscano. A forma de vida franciscana me encantou pelo testemunho da fraternidade, pois eu via com meus próprios olhos. Mas o fim último, de desejar amar a Deus com todas as forças, com todo o coração, com um amor seráfico, de um peito em chamas que não se apagam, é o que até hoje me encanta. A vida fraterna e o desejo de amar a Deus é a razão de escolher ser franciscano.

Site Franciscanos – Depois de tantos anos de estudos, você está prestes a ser ordenado presbítero. Fale-nos como está essa expectativa.

Frei Berg – Eu me sinto profundamente realizado como um frade menor. Neste sentido, o ministério presbiteral vem somar ao serviço da doação de minha vida, vem ampliar a possibilidade de servir ao povo de Deus, ao desejo de amar a Deus com um coração seráfico, junto o desejo profundo de configurar meu coração ao Coração de Nosso Senhor. Atualmente, mais do que expectativas, é o sentimento de incapacidade que me toma. Não é uma falsa modéstia, é, antes, o reconhecimento da grandiosidade deste ministério. Apesar de tudo isso, me sinto feliz, profundamente agradecido a Deus.

Site Franciscanos – O que é o presbítero para você?

Frei Berg – Em sua raiz mais profunda e literal, a palavra presbítero significa “ancião”. Para além do que já nos diz a Tradição da Igreja e a Teologia sobre o ministério presbiteral, eu também acredito muito nesta dimensão de ser um pai, alguém que está próximo e ajuda a apontar os caminhos, enfrentar os problemas, guiar nas sendas da verdade, introduzir na fé e ser um suporte. Outra dimensão é o próprio sacerdócio ministerial, se configurar a Cristo, que doou sua própria vida em sacrifício.

Site Franciscanos – Há espaço para o carisma franciscano no mundo de hoje?

Frei Berg – Sem sombra de dúvida. Como rezam as Fontes Franciscanas, São Francisco quis que fôssemos chamados de Frades Menores, para sermos submissos a todos. Submissos no sentido de servir. Somos servidores em duas dimensões: a dimensão da caridade, servindo a todos que de alguma forma têm necessidades eminentes, e na dimensão da humildade, diante de um mundo materialista, dando testemunho de que o que mais importa é Deus. “Não temos ouro e nem prata, mas o que temos, nós ofertamos”.

Site Franciscanos – Vale a pena ser religioso franciscano? Deixe uma mensagem para os jovens que querem conhecer o carisma franciscano.

Frei Berg – Sim, vale a pena, ou melhor, vale a própria vida, pois, “quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á”. De alguma forma, em nossas vidas acabamos experimentando traços do amor. Imagine penetrar tamanho amor, um amor que não se acaba. Esse é o fogo seráfico que queima na Ordem Franciscana. Tenha coragem, caro jovem, de dizer sim e abraçar este Amor, que, como uma paz inquieta, já invade vosso peito.