Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Presidente da CFMB é nomeado bispo pelo Papa Francisco

25/09/2013

Notícias

Moacir Beggo

São Paulo (SP) – O presidente da Conferência dos Frades Menores do Brasil e Ministro Provincial da Província São Francisco de Assis (RS), Frei Frei João Inácio Müller, foi nomeado nesta quarta-feira (25/9) bispo de Lorena, no Vale do Paraíba (SP). A nomeação pelo Papa Francisco ocorreu com a renúncia de Dom Benedito dos Santos, o atual bispo da Diocese.

Frei João disse que já tinha sido avisado de sua nomeação, mas hoje, ao ser anunciado oficialmente, contou que ficou bastante emocionado. “É uma emoção que não consigo descrever “, confessou. “A gente fica se perguntando o que Deus quer de mim? Mas Ele sabe o que faz. É o Espírito Santo que move a Igreja. Encaro este novo desafio na minha vida como um ministério e um serviço à Igreja e ao Papa, a quem devo obediência”, disse Frei João.

Segundo o frade, todo desafio novo é difícil, mas tudo o que tem a fazer é se lançar em missão. Frei João contou que não conhece a sua futura Diocese e ficou feliz de saber que está perto de uma das Fraternidades desta Província. “Não quero me separar de ninguém. Vou continuar sendo um frade menor num novo ministério”, acrescentou.

Frei João ainda não definiu a data de sua ordenação episcopal, mas acredita que deverá acontecer em dezembro, antes do Natal, na sua cidade natal Lageado (RS). Com isso, sua posse deverá acontecer em janeiro de 2014.   Frei João  tem 53 anos e ingressou na Ordem dos Frades Menores em 1973, professando os votos religiosos em 1981. Recebeu a ordenação presbiteral em 1988, e trabalhou como animador vocacional e na formação dos novos frades. Foi Mestre de Noviços por sete anos e Definidor Provincial por nove anos.

Atualmente, desde 2007, é o ministro provincial dos Frades Menores no Rio Grande do Sul e, desde 2009, é o presidente da Conferência dos Frades Menores do Brasil. Ele também preside a União das Conferências Latino-americanas e do Caribe desde 2010. O novo bispo possui mestrado em Teologia, com especialização em Espiritualidade Franciscana, pelo Pontifício Ateneo Antonianum de Roma.

Com sua nomeação, assume a presidência da CFMB o  vice-presidente Frei Fidêncio Vanboemmel, que é Ministro Provincial da Província da Imaculada Conceição. O próximo encontro dos provinciais da CFMB acontecerá de 20 a 25 de outubro, em Santos Dumont (MG).