Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Preparação para a Jornada de Solidariedade marca 8ª MFJ

27/01/2024

Notícias

Fotos: João Vítor Rodrigues

O carisma franciscano, inspirado na vida e nos ensinamentos de São Francisco de Assis, é uma expressão vibrante e autêntica do chamado cristão à humildade, serviço e compaixão.

No contexto da 8ª Missão Franciscana da Juventude, em Pato Branco, o carisma franciscano se manifesta através do comprometimento dos mais de 200 jovens, em seguir os passos de São Francisco. A missão de evangelização não é apenas uma tarefa, mas uma expressão tangível do amor cristão em ação. A preparação intensiva para a jornada de solidariedade destaca a importância de viver o evangelho na prática, indo além das palavras e abraçando o serviço humilde.

A ênfase na Regra Não Bulada de São Francisco, onde ele instrui seus seguidores a conviverem espiritualmente, a participarem da vida cotidiana das comunidades e a serem submissos por amor a Deus, destaca a abordagem única dos franciscanos na missão. A humildade, a compaixão e o compromisso com o serviço aos necessitados são os pilares que sustentam a ação missionária dos jovens franciscanos.

Nesta sexta-feira (26), sob a inspiração de São Francisco de Assis e seguindo as palavras de Jesus Cristo, os participantes foram orientados sobre como se portar nas casas das comunidades locais, imbuídos do propósito de levar paz, cura por meio da escuta e empatia e confraternização antes mesmo de abordar os ensinamentos do evangelho.

 

A programação iniciou com instruções detalhadas sobre a conduta adequada ao visitar as residências dos moradores da cidade paranaense, enfatizando a importância de seguir os princípios franciscanos de humildade e serviço. Frei Gustavo Medella, Vigário Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição, compartilhou pensamentos valiosos sobre a abordagem que os jovens deveriam adotar durante as visitas, destacando a centralidade do amor ao próximo e da compaixão.

Frei Gustavo diz que na Regra Não Bulada, São Francisco de Assis mostra a seus irmãos o modo de sair em Missão. “Ele escreveu que os frades, onde quer que estivessem, procurassem conviver espiritualmente, estar junto das pessoas e participar da vida e do cotidiano daqueles para onde foram enviados. Não briguem e nem discutam, mas sejam submissos a toda criatura humana, por amor a Deus. Submeter não quer dizer ser fraco ou não saber o que quer. Submeter é se antecipar para servir e assim mostrar proximidade”, destacou Frei Gustavo, ressaltando a importância de seguir o exemplo de Jesus Cristo ao buscar a cura dos enfermos e compartilhar refeições como símbolo de união e partilha.

Em paralelo às instruções, os jovens dedicaram parte do segundo dia de atividades à confecção de cartões de agradecimento. Eles  serão entregues às famílias que, generosamente, acolheram os voluntários durante a noite de sexta para sábado, expressando gratidão e fortalecendo os laços com as comunidades locais.

 

Missa de envio às missões

O ápice do dia de atividades  ocorreu durante a celebração da missa de envio, que contou com a presença do Bispo de Palmas e Francisco Beltrão, Dom Edgar Xavier Ertl.  Ele conduziu a cerimônia com palavras inspiradoras, incentivando os jovens a serem agentes de transformação e mensageiros da fé, por meio de suas ações benevolentes.

Em sua homilia, Dom Edgar ressaltou os ensinamentos de Cristo que, em sua caminhada , levou a paz, o amor e a compreensão, antes de anunciar o Evangelho: “Hoje, vocês são os verdadeiros discípulos de Cristo, seguindo seus passos ao levar a mensagem de amor e esperança a estas comunidades. Que a missão de vocês seja iluminada pelo espírito franciscano, guiando-os no caminho da caridade e da compaixão” destacou.

Frei Gustavo Medella, complementou afirmando: “Cada passo que vocês derem neste sábado (27), deve ser guiado pela humildade e pela entrega ao serviço. Que a luz de São Francisco os ilumine, e que suas ações inspirem a mudança e o amor por onde passarem.”

Com os corações cheios de propósito e a mente focada na missão que se aproximava, os jovens encerraram o segundo dia da MFJ com uma profunda sensação de responsabilidade e comprometimento com o serviço ao próximo.  Este sábado  promete ser uma jornada inesquecível de partilha, compaixão e solidariedade.

Neste contexto, a jornada de evangelização não é apenas um ato de caridade, mas uma expressão concreta do carisma franciscano que busca irradiar a luz de São Francisco e inspirar a mudança e o amor por onde quer que os jovens passem. A profundidade do comprometimento e a responsabilidade assumida pelos participantes, prometem fazer deste sábado uma jornada inesquecível de partilha, compaixão e solidariedade, reforçando assim a relevância contínua das missões de evangelização no espírito franciscano.


João Vítor Rodrigues