Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Postulantes são acolhidos pelo Ministro Provincial no Noviciado de Quibala

23/07/2022

Notícias

Ontem, por volta das 18h30, em angola, ingressaram ao Noviciado cinco irmãos: Amiltom Domingos Ambrósio, João da Costa António, João Kahamba António, Pedro José Domingos e Turíbio Da Cruz Waya Ndumbu.

Os jovens foram acolhidos durante as Vésparas solenes e seguida por algumas palavras de encorajamento da parte do Ministro Provincial, Frei Paulo Roberto Pereira.

Frei Paulo dizia aos noviços que estão entregues em boas mãos, não as  melhores, mas as que possuem o amor e a vontade de trabalhar, e  que os formarão humanamente  e pedagogicamente das melhores formas possíveis.

                                                           (Toque nas imagens menores para ampliá-las)

Frei Paulo pediu aos irmãos para que deixem a vida fraterna e o Espírito Santo  falarem sempre  por si, e que nenhuma formação acadêmica esteja acima da fraternidade.

Hoje continuamos com a festa que foi marcada pela profissão de Frei Pedro Isaias Luisa Vitangui e a bênção solene da nova capela situada numa das pedras que se encontram  na Fraternidade Santo Antônio. Capela que pela devoção popular ganhou o nome de São José. Ela que estará  aberta a disposição do povo de Quibala e não só.

Na sua homilia, Frei Paulo pediu aos confrades que vivessem o Evangelho como irmãos menores segundo o que ditam a Regra franciscana.

Ser frade não é uma tarefa fácil, mas pode ser uma das maiores alegrias se vivida com amor.

Frei Paulo também agradeceu ao povo pelo carinho e respeito aos frades desde a sua chagada aqui nas terras de Quibala.

Por ultimo,  o guardião da Fraternidade frei Ivair foi  chamado  a fim de apresentar as razões que o levaram a criar a capela. começou por dizer que o trabalho manual do povo foi o maior motivo que o levou a construir a capela de são José.

Nos costumes do povo angolano, as refeições são feitas na forma de um circúlo e a comida toda é posta no centro e  assim ela é partilhada de forma frerna.

Este grande gesto levou Frei Ivair a  colocar  o  Santíssimo no centro e não no canto como é comum na maioria das capelas, para que o povo se reveja na capela quando for rezar.


Frei Tomás Gaspar Joaquim