Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Fidêncio acolhe 14 jovens ao Postulantado

29/01/2015

Notícias

fidencio

Moacir Beggo

“De bom grado vos acolhemos nesta casa de formação para o tempo do Postulantado. Aqui, podereis discernir com clareza a vossa vocação e fazer a experiência da nossa vida de fraternidade e minoridade a serviço da Igreja”. Nesta frase, o  Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, resumiu todo o significado da celebração de Admissão à etapa do Postulantado de catorze jovens realizada nesta quarta-feira (29/1), no Seminário Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP).

mestre_vice

Frei João Francisco (à esq.), Frei Fidêncio e Frei Jorge Lázaro

O rito de admissão se deu dentro da Oração da Tarde, às 18h30, na presença da Fraternidade do Seminário, de frades da Província, entre eles o Definidor Frei Mário Tagliari, e religiosas.

Os novos postulantes – André Lentis da Silva, Bruno Rodrigues da Silva, Cristian José de Souza, Francisco Dalilson Pereira Cabral, Jonas Ribeiro da Silva, Lucas Moura Justino, Marcos Paulo Bertoldi, Marlon Taxa Pereira Reis da Silva, Odilon Voss, Thiago Augusto dos Santos, Valcir Brandão de Oliveira Júnior, Wagner da Silva Neves, Wagner Gomes Salomão e Willian Bernardi de Castro – foram chamados, um a um, pelo guardião da Fraternidade, Frei João Francisco da Silva, e apresentados ao Ministro Provincial. Em seguida, eles fizeram o pedido de admissão a esta etapa do Postulantado, rezaram a oração que São Francisco de Assis fez diante do Crucifixo de São Damião após a sua conversão e, por fim, receberam o Tau e a bênção do Ministro Provincial.

Frei Fidêncio, então, confiou esses jovens ao novo mestre Frei Jorge Lázaro de Souza e ao vice-mestre e guardião da Fraternidade Frei João Francisco da Silva, que, juntos com a Fraternidade, ajudarão neste tempo de discernimento.

Citando a parábola do Semeador, o Ministro Provincial disse que o Evangelho do dia era extremamente iluminador para aquele momento, em que esses jovens abririam o coração para Cristo depositar a boa semente. “O nosso esforço, empenho, será o de permitir que este terreno esteja sempre fértil. O mistério da germinação é a graça de Deus. É ela que vai germinar a Palavra. Nesse sentido convido a cada um de vocês, caríssimos postulantes, a fazer deste ano um lugar onde Deus, através de seu Filho Jesus Cristo, vai depositar a boa semente”, disse o Ministro Provincial.

Um desses desafios nesta etapa da formação é aprender a viver em fraternidade. “A nossa Província ideal não está lá em Santa Catarina, não está lá em Ituporanga. Deixemos isso lá para o Frei Marcos Melo e o Frei Rodrigo Santos. A Província ideal não está na Casa Provincial, a Província ideal não está em Petrópolis, a Província ideal não está lá em Angola, mas a Província ideal, que vocês querem construir, está aqui em Guaratinguetá. É aqui que vocês vão construir esse espírito de fraternidade”, ensinou Frei Fidêncio.

oficialEle lembrou aos novos postulantes que esse processo não deverá ser feito com medo, insegurança ou desânimo, mas com muita alegria. “O Papa Francisco fala muito dessa dimensão da alegria. Temos de ser religiosos alegres, felizes, porque nós sabemos quem estamos seguindo, quem nos chama, quem  nos convoca. Viver esse Evangelho na disponibilidade, para estarmos sempre prontos e disponíveis. Às vezes precisamos recuar um pouco dos nossos princípios, dos nossos conceitos, para entender o que significa viver em comum. Jesus vai dizer que é se colocar a serviço, no seu seguimento. Vivendo o Evangelho no serviço é fazer bem todas as coisas de cada dia, todas as tarefas cotidianas de nossa casa. Se assim fizerem, vocês chegarão bem ao final do Postulantado”, acrescentou, explicando que esta etapa prioriza a formação humana, cristã e franciscana, que já havia se iniciado na etapa anterior: o Aspirantado.

“Nesta etapa queremos nos aprimorar como seres humanos, não mais voltados para dentro de nós mesmos, para projetos pessoais, mas em direção a uma formação humana que se dá fortemente no convívio da vida fraterna”, enfatizou. Ele também destacou que o crescimento do postulante se dará quando ele “crescer rezando em grupo”, seja com a fraternidade ou seja com o povo.

Frei Fidêncio agradeceu a Frei Marcos Antônio dos Santos, que agora vai ser Mestre dos Postulantes em Angola. “Vocês vão com a graça de Deus”, disse, também se referindo a Frei Antenor Camilo Militão, que foi ordenado recentemente presbítero e vai ser missionário em Angola.

No final, voltando-se para os postulantes, deixou uma mensagem de esperança. “Não  desanimem diante do primeiro desafio. Não tenham medo das primeiras dificuldades. Resolvam sempre as questões de forma aberta. Vamos fazer com que a Palavra de Deus cresça sempre a partir de nossas potencialidades. E se olharmos ao nosso lado, vamos ver que temos muitas potencialidades. Nós, como Comunidade Provincial, estamos ao lado de vocês”, recomendou, lembrando que o Mestre e o Vice-Mestre estarão em sintonia com toda a Fraternidade – Frei Wilson Steiner, Frei Claudino Dal’Mago, Frei Airton da R. Oliveira e Frei José Clemente Schafaschek. “Não são os mais santos, graças a Deus. Não são os irmãos mais perfeitos, melhor ainda; porque eles também querem crescer com vocês. Vocês, certamente, vão crescer com eles”, completou.