Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Postulantes da Fundação Imaculada Mãe de Deus participam do 1º Postulinter do ano

22/02/2023

Notícias

Nos dias 20 e 21 de fevereiro, os postulantes da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola (FIMDA), na companhia do mestre, Frei Jefferson Max Nunes Maciel, participaram do Postulinter na comunidade das Irmãs franciscanas Hospitaleiras, organizado pela Comissão Arquidiocesana de Luanda da Vida Consagrada, integrando as Dioceses de Caxito e Viana.

O tema escolhido para a formação foi “Os níveis psíquicos”. Os formandos foram provocados a aprimorar suas virtudes, concernente ao conhecimento de si (nível psico-fisiológico), na relação com o outro (nível psico-sociológico) e chegar à transcendência (nível racional/espiritual). Tudo isso para favorecer uma boa convivência fraterna e seguir de forma intensa o projecto do Reino de Deus como consagrados.

Além disso, a mesma formação teve a participação de diversas Congregações e Institutos de vida consagrada, facilitando assim a troca de experiências, animações e reflexões sobre o tema. As atividades se encerraram com um momento de confraternização.

O Postulantado é o período que antecede o Noviciado e possibilita o(a) jovem iniciar e aprofundar o autoconhecimento no processo de integração humana, na vivência das diversas relações, na vida comunitária, nas motivações vocacionais, em vista do conhecimento de Jesus Cristo, cultivando um relacionamento pessoal com Ele. É um período privilegiado em que o(a) postulante faz a descoberta progressiva e busca a identificação com o Carisma e Missão da Ordem ou Congregação; realiza uma experiência mais comprometida e participativa de vida em comum, amadurecendo suas opções em vista ao Noviciado.


Alberto António, Gregório Alfredo Emanuel Bongo, postulantes