Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Postulantados no Brasil e em Angola começam com 21 jovens

05/02/2018

Notícias

guara_050218_1

Moacir Beggo

Guaratinguetá (SP) – A etapa do Postulantado na Província Franciscana da Imaculada Conceição começa nesta quarta-feira, 7 de fevereiro, em duas casas: Postulantado Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP), e Postulantado Santo Antônio, em Kibala (Angola). Durante a Oração da Manhã (Laudes), às 7h30, na capela do Seminário Frei Galvão, 9 candidatos serão admitidos pelo Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, e na capela do Postulantado Santo Antônio de Kibala, 12 candidatos serão admitidos pelo presidente da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola, Frei José Antônio dos Santos.

Segundo as Constituições Gerais da Ordem dos Frades Menores, a formação inicial à vida religiosa franciscana é feita em três etapas: postulantado, noviciado e tempo de profissão temporária: “O Postulantado é o período durante o qual o candidato pede para abraçar nossa vida, com a intenção de preparar-se convenientemente para o Noviciado; e a Fraternidade provincial, depois de oportuno e recíproco conhecimento, amadurece sua resposta sobre a admissão dele ao Noviciado”, define o documento.

Neste ano, a Fraternidade Franciscana São José acolhe nove jovens que fizeram a experiência de Aspirantado e estão aptos para ingressar no Postulantado. São eles: Carlos Castro Ramos, Davi Gabriel Lutzke, Felipe Zaros Granusso, Gabriel Ferreira Salinas, Irven Gabriel de Jesus dos Santos, Julio Comin de Melo, Mateus de Oliveira, Rodolpho Andreazza Marinho e Willian Cerqueira Barbosa.

Neste tempo, o mestre Frei Jeâ Andrade e a Fraternidade formadora terão a missão de ajudar o candidato a conhecer a si mesmo, completar sua primeira formação cristã, se for necessário, analisar as motivações íntimas de sua própria vocação e adquirir gradual conhecimento e experiência da vida franciscana. “O postulantado é a etapa essencial para fazer a passagem da vida secular para a forma de vida franciscana”, lembra o mestre Frei Jeâ.

guara_050218_2

Em Angola, o mestre Frei Marco Antônio dos Santos vai acompanhar 12 candidatos no Postulantado de Kibala, sendo cinco candidatos que vieram do Aspirantado com Ensino Médio concluído e sete cursaram o Ensino Médio no Seminário Monte Alverne de Malange. São eles: Adriano Fernando Sumbelelo, Bonifácio Calende Daniel Moco, Daniel Carlos Tereza , Domingos Joaquim Pinto Leite, Fernando José Dange, Francisco Luís Lupasso, Herculano José Nuñgulo, Ilário Kapiñgala Ngundja, Inácio Felipe Puto, Jerónimo Cheia Mário, João Pedro Pessoa Lima e Venâncio Canombelo Candundo.

“Com a graça de Deus, temos mais um bom grupo para iniciar esta etapa formativa. E com alegria vemos que, a cada ano, os jovens têm mais consciência de que estão ingressando na vida religiosa franciscana. Não vêm aqui simplesmente para ‘ser padre’. Mas sabem que ingressam na Ordem Franciscana para serem Frades Menores. A alegria e a jovialidade com que fazem esse caminho é contagiante e essa realidade se expressa no modo de viver a vida de oração, estudo, trabalho e fraternidade. E tudo isso se torna uma experiência viva no apostolado junto ao povo nas aldeias. E assim vamos vivendo essa passagem do modo secular para o modo religioso sem perder essa consciência de que a nossa vocação é vivida com alegria e gratuidade em meio ao povo de Deus”, destaca o mestre Frei Marco do Postulantado de Kibala.

FOTO NO ALTO: Seminário de Kibala fotografado por Frei Roger Strapazzon; foto do meio, Seminário Frei Galvão

postulantado-830