Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Dezessete jovens iniciam o Postulantado em Guaratinguetá

25/01/2023

Notícias

Guaratinguetá (SP) – Na manhã desta quarta-feira, dia 25 de janeiro, festa da conversão do Apóstolo Paulo, 17 aspirantes foram admitidos ao Postulantado da Província da Imaculada Conceição do Brasil, durante as Laudes solenes, às 7h30, na capela da Fraternidade São José/Postulantado Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP).

Frei Paulo Roberto Pereira, Ministro Provincial, Frei Marcos Andrade, secretário para a Formação e Estudos, Frei Pedro Bruxel, secretário para a Formação e Estudos e delegado de Frei Marino Rhorden, Ministro Provincial da Província São Francisco de Assis do Rio Grande do Sul, fizeram-se presentes para a recepção dos postulantes. Também os confrades da Fraternidade do Santuário Frei Galvão deram a alegria de sua participação. Presente ainda Frei Róger Brunorio, que passa uma temporada na Fraternidade para reconfigurar a Exposição Permanente de Presépios neste ano jubilar com o tema de “Francisco e Greccio”.

Os candidatos chegaram a Guaratinguetá no dia 20, e desde então cumpriam um programa de preparação para o início do Postulantado: orientações gerais,  conhecimento da casa e dos colaboradores, convívio com os frades, participando da tarde de retiro, divisão dos trabalhos e serviços fraternos, ensaios de canto e do rito de admissão, conversa com o Frei Paulo Pereira e Frei Pedro.

A presença dos postulantes gaúchos

Ingressaram como postulantes da Província da Imaculada Conceição do Brasil:

    1. Antônio José da Silva Dias, 20 anos, de Itapevi (SP). Teve como animador vocacional Frei Jhones Martins.
    2. Arivonil José Pedroso, 44 anos, de Guarapuava (PR). Teve como animador vocacional Frei Junior Mendes.
    3. Christian Cavalcante Rodrigues, 26 anos, de Caieiras (SP). Teve como animador vocacional Frei Jhones Martins.
    4. Daniel Santos do Nascimento, 23 anos, de Itajaí (SC). Teve como animador vocacional Frei Daniel Dellandrea.
    5. Fábio Charleaux Luzia dos Santos, 25 anos, de Taubaté (SP). Teve como animador vocacional Frei Jeâ Paulo. O Fábio está retornando à formação na Província.
    6. Fabrício Andreosa Martins, 38 anos, de Magé (RJ). Teve como animador vocacional Frei Gabriel Dellandrea.
    7. Gustavo Henrique da Silva Toratti, 28 anos, de Guapiaçu (SP). Teve como animador vocacional os frei Jêa Paulo e Gabriel Dellandrea. O Gustavo está retornando à formação na Província.
    8. Jean Carlos da Rosa dos Santos, 22 anos, de Foz do Jordão (PR). Teve como animador vocacional Frei Junior Mendes.
    9. Leonardo Haag, 17 anos, de Frei Rogério (SC). Teve como animador vocacional Frei Marcelo Romani.
    10. Lucas Rinaldi, 19 anos, de Frei Rogério (SC). Teve como animador vocacional Frei Marcelo Romani.
    11. Patryck Ribeiro da Silva, 21 anos, do Rio de Janeiro (RJ). Teve como animador vocacional Frei Róger Brunorio.
    12. Paulo de Lima, 39 anos, de Curitiba (PR). Teve como animador vocacional Frei Samuel de Lima.
    13. Rian Barros dos Santos, 20 anos, de Itajaí (SC). Teve como animador vocacional Frei Gabriel e Frei Daniel Dellandrea.
    14. Rodrigo Santos de Souza, 21 anos, de Belfor Roxo (RJ). Teve como animador vocacional Frei Carlos Guimarães.
    15. Victor Flemeng do Vale Almeida, 22 anos, de Niterói (RJ). Teve como animador vocacional Frei Sérgio Pagan.


No processo de maior integração e interajuda entre as entidades franciscanas do Cone Sul, esta é a primeira experiência Interprovincial do Postulantado de Guaratinguetá ao acolher dois jovens da Província São Francisco de Assis, com sede em Porto Alegre, RS:

      1. Liandro Carlotto Schultz, 18 anos, de Agudo (RS). Teve como animador vocacional Frei Blásio Kummer e Frei Franklin Freitas.
      2. Matheus Battisti, 30 anos, de Canoas (RS). Teve como animador vocacional Frei Pedro Bruxel.

  (toque nas imagens para ampliá-las)

Destaques do rito e homilia de Frei Paulo Roberto

Particularmente forte foi o momento em que os postulantes cantaram a Oração de São Francisco diante do Crucifixo, ao som de harmônio e flauta, e também quando receberam das mãos de Frei Paulo e Frei Pedro o Tau franciscano. Depois, a alegria se fez perceber no canto final, animado pelos confrades angolanos Paulo Alexandre e Gualter, na hora das fotos em frente ao Seminário e no delicioso café da manhã, preparado com cuidado pelo guardião Frei João Francisco.

Na sua homilia, Frei Paulo lembrou que o Postulantado é mais uma etapa da Formação, embora todo o frade seja, durante toda a vida, um permanente vocacionado, um permanente aspirante das coisas de Deus e um permanente postulante da graça de viver o caminho franciscano.

Alguns trechos:

“E naqueles presentes que Deus nos dá, esta celebração é feita no dia de São Paulo, da conversão de São Paulo. A conversão de São Paulo, como experiência de adesão livre ao Senhor, de uma adesão precedida de um processo doloroso da parte do próprio Apóstolo. O encontro pessoal com o Senhor é decisivo. E o encontro pessoal com o Senhor é decisivo para a nossa conversão. Então, o Postulantado seja o espaço privilegiado para isso. Um encontro pessoal transformador. Os espaços de oração, de convivência, o espaço do estudo, também ali há que se fazer o encontro com o Senhor”.

“No dia de São Paulo, vocês entrando no Postulantado, há o desejo de ir ao encontro das pessoas, de ir ao encontro das pessoas que as cidades eliminam, rejeitam, entregam à própria sorte”.

Frei Paulo também fez alusão à memória celebrada no dia anterior, de São Francisco de Sales: “Estamos vivendo os Jubileus Franciscanos. Também São Francisco de Sales, olhando para o presépio, tem uma lição bonita: ‘Nós não devemos recusar nada. Tudo é graça, até os momentos mais agudos, mais difíceis, mais inquietantes de nossa vida. Não devemos recusar nada e também não devemos desejar nada. Como o menino do presépio, desprovido de tudo, e confiantemente vivendo em tudo pela graça’”.

Agradecimentos e pedido

Expressamos nossa gratidão à Fraternidade do Seminário de Ituporanga e às Fraternidades de Acolhimento Vocacional que, em 2022, acompanharam os jovens que hoje são postulantes. E os recomendamos às orações dos confrades da Província para que perseverem, sejam generosos e felizes no caminho empreendido.


Frei Walter de Carvalho Júnior