Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Por que ficais aqui, parados, olhando para o céu?

15/05/2015

Notícias

meio2

“Ite, missa est”, dizia o sacerdote ao fim da celebração na liturgia pré-Conciliar. “Podem ir, estão dispensados”, seria uma das traduções possíveis. Na atualidade, a fórmula passou a ser: “Ide em Paz, o Senhor vos acompanhe”. É mais do que uma despedida. É um envio missionário ou, conforme diz a expressão, “Termina a missa e começa a missão”. Aos apóstolos e discípulos, o contato íntimo e próximo com Jesus vivo e ressuscitado conferiu a maturidade suficiente para que levassem adiante a missão confiada pelo Mestre. Estavam qualificados para serem testemunhas fiéis de Jesus Cristo, que voltava para junto do Pai.

Encantados com a despedida, os discípulos permaneceram olhando para o céu, no que foram imediatamente advertidos: “Homens da Galileia, por que ficais aqui, parados, olhando para o céu?” (At 1,11). A proposta agora é que partissem, levassem ao mundo e às pessoas a mensagem do Evangelho, encarnada em palavras, ações e atitudes de transformação, sempre para melhor, da realidade. Antes de subir aos céus para junto do Pai, o Ressuscitado fez questão de mostrar aos discípulos que estaria sempre com eles pela ação do Espírito Santo.

Assim permanece até hoje. O encontro com Cristo na missa, através da Palavra de Deus proclamada e partilhada, da Eucaristia repartida e distribuída, da comunidade de fé que se reúne, é a garantia de que Ele permanece conosco, de que caminha ao nosso lado. Levá-lo para todos os ambientes onde vivemos e convivemos é a nossa missão.

Neste Domingo da Ascensão, celebramos também o Dia Mundial das Comunicações. É para nos recordar que comunicar a ação efetiva de Cristo no mundo é tarefa central de nossas vidas. Em sua mensagem para o Dia das Comunicações deste ano, o Papa Francisco aponta a Família como ambiente por excelência para se viver os valores do encontro e da gratuidade, no amor. Mesmo com todas as lutas e dificuldades vividas no contexto familiar, é neste ambiente que o ser humano se introduz no mundo, é através da família que é chamado à vida, ao crescimento e à maturidade. Em sua mensagem, em momento nenhum o Papa assume um tom pessimista ou de lamentação mas, ao contrário, nos convida a olharmos a realidade das famílias e das pessoas com os olhos da misericórdia, buscando encontrar as sementes da Boa Nova que o Senhor espalha entre seus filhos e filhas. Vamos seguir em frente. Trabalho não nos falta. O Senhor sobe aos céus para ficar mais perto de nós. Ele está conosco!

Frei Gustavo Medella