Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Pelo segundo ano, Espaço Franciscano divulga o trabalho do Pro-Vocações e SAV

12/04/2023

Notícias

O tema da Festa da Penha deste ano está em sintonia com o Ano Vocacional da Igreja no Brasil e da Província da Imaculada Conceição do Brasil.  Tendo como inspiração o episódio dos discípulos de Emaús, a CNBB propôs o lema “Coração ardente, pés a caminho”. Já a Ordem Franciscana está celebrando os 800 anos de aprovação da Regra da Ordem dos Frades Menores, escrita por Francisco de Assis, com o lema “Com Francisco, chamados a viver o Evangelho”.

No percurso de subida do Morro da Penha até o Campinho, a organização da Festa criou espaços com tendas para divulgar as vocações, como a matrimonial, o laicato, a religiosa, os ministérios ordenados. “Então, a pessoa, ao subir até o Convento, pode refletir sobre os temas vocacionais e, no Campinho, está convidada para conhecer o Espaço Franciscano”, informou Frei Jeâ Paulo Andrade, que junto com o Frei Gabriel Dellandrea, são responsáveis pela divulgação do trabalho que é feito no Pró-Vocações Franciscanas (PVF) e no Serviço de Animação Vocacional (SAV).

Segundo Frei Jeâ, este é o segundo ano participando da Festa da Penha. “A ideia deste Espaço Franciscano é ficar mais próximo dos benfeitores franciscanos, que colaboram com o Pró-Vocações e Missões Franciscanas da região. A gente já enviou convites antecipadamente para que soubessem que estaríamos aqui na Festa e aproveitassem para nos conhecer. Assim, poderíamos fazer um agradecimento pessoalmente e dar uma bênção, já que nem sempre conseguimos ter essa proximidade com os benfeitores”, explicou Frei Jeâ, lembrando que novos benfeitores são bem-vindos.

“Além deste encontro com os benfeitores, a ideia deste Espaço é acolher o jovem que está fazendo o discernimento vocacional e tem alguma dúvida ou curiosidade sobre a vida religiosa e quer conhecer um pouco mais os franciscanos”, acrescentou Frei Jeâ. Os frades estão no Campinho a partir das 11 horas até o final das celebrações no local.

O Pró-Vocações tem sede em São Paulo e foi fundado em 1986, tendo como objetivo a divulgação do carisma franciscano e a manutenção das Casas de Formação desta Província, bem como a missão que os frades mantêm em Angola, através da Fundação Imaculada Mãe de Deus em Angola (FIMDA).

Já o Serviço de Animação Vocacional (SAV) também é feito pelos animadores provinciais nas Fraternidades da Província, ou seja é um trabalho colegiado com os animadores vocacionais locais.

Neste Espaço, quem quiser ajudar as casas de formação, podem comprar uma lembrança como camisetas, bonés ou terços feitos pelos próprios frades.