Pe. Wagner: “O que estamos fazendo com os dons que a graça de Deus nos concedeu?”
22/10/2022
Guaratinguetá (SP) – Neste sétimo dia da Novena em preparação para a Festa de Frei Galvão, Padre Wagner Ferreira, Reitor do Santuário Pai das Misericórdias, da Canção Nova, fez a primeira reflexão na Missa das 15 horas no Santuário Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP). Neste sábado (22/10), o tema do dia foi “Frei Galvão, terra fértil de frutos bons”.
Pe. Wagner foi acolhido pelo reitor do Santuário, Frei Diego de Atalino Melo, que agradeceu a presença de muitos romeiros durante as celebrações. O gesto concreto deste dia foi a doação de produtos de higiene pessoal.
Para o celebrante, os santos e santas de Deus “são uma verdadeira lavoura de Deus”, que pela graça divina produzem frutos bons, frutos de virtude, frutos de santidade.
“Mas eles não produzem os frutos para o seu próprio bem. Como discípulos e discípulas de Cristo de Jesus, os santos e santas de Deus são esta terra fértil que produzem bons frutos para o bem da humanidade, para o bem dos outros. Frutos de graça, frutos de santidade. Assim também é Santo Antônio de Sant’Ana Galvão. Ele soube acolher, na terra fértil do coração, os dons da graça de Deus, de modo a contribuir com o bem da humanidade, de modo a contribuir com o bem da Igreja, Corpo Místico de Cristo”, disse Pe. Wagner.
Segundo o celebrante, conforme a primeira leitura desta liturgia da Palavra, no trecho da Carta de São Paulo aos Efésios, de fato, Deus capacitou os santos para o ministério e para edificar o Corpo de Cristo como Frei Galvão. “Deus capacitou os santos e ele continua a capacitar todo homem, toda mulher que, com fé, abre o seu coração como um terreno fértil para acolher as graças de Deus e produzir bons frutos. E isso diz respeito a todos nós. Nós recebemos o sacramento do batismo e num determinado momento da nossa vida, da nossa história, recebemos os dons da graça de Deus, para contribuir com o bem da humanidade, com a edificação da Igreja, o Corpo de Cristo”, acrescentou.
Para o celebrante, todos nós fomos capacitados por Deus, fomos enriquecidos com os dons da graça de Deus. “Ninguém nesta igreja, ninguém neste santuário pode dizer: ‘Eu não tenho nada para oferecer para o bem das pessoas’. Ninguém. E uma vez que pelo batismo recebemos os dons da graça de Deus, também ninguém nesta igreja, ninguém neste santuário deve invejar os dons dos outros. Não há necessidade de invejarmos ninguém”, reforçou.
“E aqui, eu gostaria de deixar a todos vocês a seguinte pergunta: ‘Que dons Deus concedeu a você? Coloque esses dons para produzir bons frutos, frutos de virtudes, frutos de santidade, para o bem das pessoas, para o bem da humanidade, para o bem da Igreja. Como Frei Galvão, sejamos todos uma terra fértil, para produzir bons frutos, não importa o tamanho do dom que você recebeu de Deus”, disse.
Diante da realidade de uma tragédia, tendo como base o Evangelho do dia, Pe. Wagner disse para não perder a oportunidade de rever a nossa vida, para fazer um exame de consciência porque nenhum de nós está livre de também viver uma experiência de tragédia. “Nenhum de nós. Por isso Jesus aproveita aquela oportunidade para dizer: ‘Olha, se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo’. A tragédia é sempre lamentável, mas deve ser para nós a oportunidade de rever a própria vida. E hoje o nosso exame de consciência, a nossa revisão de vida deve ser feita tendo em vista o que nós estamos fazendo com os dons, com os talentos que a graça de Deus nos concedeu. Estamos enterrando os talentos? Estamos colocando esses dons, de fato, à disposição do bem das pessoas? Do bem da humanidade para promover a edificação da Igreja?”, perguntou.
(toque nas imagens para ampliá-las)
O celebrante chamou a atenção que muitas pessoas colocam os dons de Deus em ação para a própria vaidade, não para promover a justiça, a fraternidade, a solidariedade, o amor aos empobrecidos, o amor aos enfermos. “Olha, enquanto é tempo, que sejamos como Frei Galvão, terra fértil que produz frutos bons”, ensinou.
SHOW
Ariane Zaine canta neste sábado às 21 horas. Aos 26 anos, ela participou do The Voice Brasil e é de Guaratinguetá.
PROGRAMAÇÃO
23 de outubro – Domingo (Gesto concreto: Óleo)
06h00 – Missa
08h00 – Missa
09h00 – 8° Encontro de Fuscas e Carros Antigos – Na Alameda Frei Galvão
9h00 – Abertura das Barraquinhas de Doces e Salgados
10h00 – Missa
11h30 – Sorteio do fusca de Frei Galvão – Transmissão pela TV Frei Galvão (You Tube)
13h00 – Show com Júnior Pérola
15h00 – Missa do 8° dia da Novena – Tema: “Frei Galvão, Exemplo de Oração e Humildade”.
17h30 – Missa
19h30 – Missa do 8° dia da Novena – Tema: “Frei Galvão, Exemplo de Oração e Humildade”
21h00 – Show com Adriana Gil
21h00 – Ação entre amigos
Equipe de Comunicação do Santuário Frei Galvão