Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Pastoral do Bom Jesus participa do Congresso Catequistas Brasil

12/02/2019

Notícias

Aparecida (SP) – Frei Mário José Knapik e mais onze catequistas do Grupo Educacional Bom Jesus iniciaram suas atividades pastorais na catequese, participando da primeira edição do Congresso Catequistas Brasil em Aparecida (SP). O evento ocorreu entre os dias 8 a 10 de fevereiro e reuniu cerca de dois mil catequistas de todas as regiões do Brasil no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida.

Pautado no tema “O Senhor me chamou, aqui estou, sou mensageiro do amor”, o Congresso ofereceu, durante três dias, uma vasta e intensa programação voltada à formação, informação e entretenimento dos participantes. O Catequista Brasil teve por objetivo incentivar os catequistas para a ação evangelizadora com inspiração, motivação e perseverança no seguimento de Jesus, além de oportunizar uma formação catequética com inspiração catecumenal, orientar para uma ação catequética mistagógica e missionária e favorecer a interatividade.

Foram mais de 40 palestras e 27 oficinas que garantiram a formação dos congressistas. Bispos, padres e leigos contribuíram com conteúdo e partilharam suas experiências pastorais. Diversas editoras católicas do Brasil, dentre elas a Editora Vozes, apresentaram seus principais autores especialistas em catequese e marcaram presença com seus estandes de livros.

A palestra inicial foi ministrada por Padre Zezinho, da Congregação do Sagrado Coração de Jesus, com o tema “Catequese dos Sinais”. O sacerdote falou da importância dos sinais para a evangelização católica: os sinais da Igreja servem para iluminar a Palavra e propagá-la, sendo que um dos sinais mais importantes do cristão é a Bíblia e, a exemplo de Maria – a primeira catequista – devemos ouvir os sinais de Deus em nosso tempo, meditá-los e praticá-los com palavras e ações concretas.

No segundo dia, Padre Joãozinho, da Congregação do Sagrado Coração de Jesus, garantiu uma palestra repleta de animação e bom conteúdo aos catequistas. Sua pregação sobre o tema “Os sete passos da Catequese de Jesus” foi um misto de música e tecnologia. A abordagem foi muito importante para o caminhar do catequista referente às novas possibilidades de propagar a catequese midiática. Muitas vezes, com a facilidade do acesso às novas tecnologias, a evangelização pode ser propagada de maneira mais ampla, além de fornecer inúmeras ferramentas que servem para auxiliar o catequista em sua missão.

O Congresso contou com evangelizadores de referência na formação da catequese no Brasil. A presença de assessores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a Pastoral Bíblico-catequética foi muito importante: Pe. Paulo Gil, coordenador da Animação Bíblico-catequética da Regional Sul I da CNBB e Pe. Antônio Marcos Depizzoli, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética, estiveram presentes no dia 9 de fevereiro e palestraram sobre a importância da catequese em família.

Pe Paulo Gil discorreu sobre o tema “Catequese e Família de mãos dadas na educação da fé”. Segundo ele, a fé é dom de Deus recebido no batismo e não o resultado de uma ação humana; mas os pais são instrumentos de Deus para a sua maturação e desenvolvimento. A transmissão da fé pressupõe que os pais vivam a experiência real de confiar em Deus, de O procurar, de precisar d’Ele.

Pe. Antônio Marcos Depizzoli também refletiu sobre a catequese em família. Segundo ele, o futuro do cristianismo, mais do que nunca, depende da experiência educativa das famílias e da sua capacidade de criar espaços de convivência e de vida em comunidade, onde a fé é uma experiência vivida e partilhada, e não apenas uma doutrina a ser ensinada e aprendida.

No terceiro dia estiveram presentes Frei Carlos Mesters, da Ordem Carmelita e Dom José Antônio Peruzzo, Arcebispo Metropolitano de Curitiba e Presidente da Comissão Bíblico-catequética da CNBB. Frei Carlos desenvolveu uma reflexão sobre o tema “Maria, Catequista de Jesus, Jesus, Catequista do povo”, enfatizando que é preciso aprender com Maria a ouvir, meditar e viver a Palavra de Deus em nossa missão evangelizadora.

O encerramento do Congresso contou com a Missa de envio presidida por Dom Peruzzo, que abençoou a cruz do catequista e agradeceu, em nome do Episcopado brasileiro, os esforços de todos os envolvidos na organização deste primeiro Congresso Catequistas Brasil.

Em suma, foram vividos momentos fortes e intensos de aprendizagem, troca de experiências e, principalmente, de fortalecimento do trabalho de animação bíblico-catequética. Foi um evento que, pela riqueza das palestras e temas abordados, buscou formar e evangelizar cada catequista. Além disso, o ambiente do Santuário Nacional de Aparecida foi um convite à constante oração e reflexão, reconhecendo Maria como modelo de catequista. Todo esse aprendizado, segundo Frei Mário e catequistas do Grupo Bom Jesus, será transmitido aos demais catequistas do Grupo por meio de encontros formativos ao longo deste ano.

Frei Mário José Knapik e Equipe Pastoral do Bom Jesus, especial para este site.