Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Pastora Odete: O Reino de Deus é dos que estão à margem

30/05/2020

Notícias

Encerrando a participação de pastores de Igrejas Cristãs nas Missas da tarde no Convento da Penha, por ocasião da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, a Pastora Odete Liber de Almeida Adriano, representando a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, participou da celebração juntamente com a Fraternidade Franciscana do Santuário.

Frei Pedro de Oliveira presidiu a Missa. Ao iniciar, ele acolheu a irmã, deu as boas-vindas e agradeceu pela presença da pastora. Recordando o tema da Semana de Oração, Frei Pedro falou da importância da comunhão cristã na promoção da gentileza e dos dons comuns entre as pessoas que professam a fé em Jesus Cristo.

Agradecida pela oportunidade, a pastora disse que é bonito quando nos reunimos em nome de Deus, como irmãos, como irmãs na fé. “Cada um de nós, de lugares diferentes, formas diferentes de crer, de amar, de adorar a Deus. Ao amor que nos propicia este encontro, amor que é intenso e rompe barreiras. Amor que faz servir, nos torna servos e servas. No Reino de Deus, há lugar para todas as pessoas”, afirmou.

Odete expressou uma síntese ao Evangelho (Lucas 14, 12-24) em que Jesus utiliza essa situação cotidiana como termo de comparação para trazer uma mensagem que vai muito além de uma simples história de um jantar mal sucedido.”Ele fala sobre o Reino de Deus, do Pão, da Mesa, da Partilha. O Reino de Deus não admite discussão sobre quem é maior, quem tem mais poder, quem é mais importante, quem merece o primeiro lugar ou não. O núcleo central é a questão de quem serve e de quem é servido. O propósito é ilustrar os valores do Reino, dos primeiros e dos últimos, radicalizados ao absurdo para mostrar que esses valores invertem as regras estabelecidas pela sociedade. O Reino de Deus é festa, é banquete da Ressurreição dos pobres, dos aleijados, dos coxos, dos cegos. O Reino de Deus é dos que estão à margem. O Reino de Deus é pão, é mesa na qual todos sentam-se juntos, partilham e comem o mesmo pão”, refletiu.

Por fim, na Bênção de Envio a religiosa agradeceu e rezou juntamente com o Frei Pedro.