Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Pe. Manoel: “O que nos une é muito maior do que aquilo que nos separa”

20/05/2021

Notícias

A Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) ainda nem terminou e já vem rendendo bons frutos. Parafraseando o que sugere o tema da campanha deste ano de 2021, essa tem sido uma ocasião em que os cristãos continuam permanecendo no amor do Pai e assim as sementes da caridade, da fraternidade, da esperança e da união começam a frutificar em cada celebração que é realizada no Convento da Penha, em Vila Velha. É que desde o último domingo, a Fraternidade Franciscana da Penha está vivenciando a experiência do diálogo e da comunhão com as igrejas irmãs.

A SOUC é organizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) e tem como principal objetivo motivar os cristãos e cristãs na busca permanente da unidade e na convergência do diálogo e do respeito. Em cada celebração, somos convidados a olhar com reverência para aquilo que nos une como irmãos, embora cada um tenha sua confissão de fé.

Na tarde desta quarta-feira (19), o Padre Manoel David Neto, da Paróquia São Pedro de Vila Rubim, Vitória, presidiu a Santa Missa na Capela do Convento da Penha, em mais um dia de oração pela unidade dos cristãos. Ele estava representando a Igreja Católica Apostólica Romana e também o CEBI, Centro de Estudos Bíblicos. A celebração teve ainda a presença de uma representante da diretoria do CEBI Nacional, a Maria de Fátima Castelan. Ele fez a Primeira Leitura e também falou da importância do movimento no contexto da unidade cristã.

Para Padre Manoel, a Semana de Oração pela Unidade Cristã traz a importância dos cristãos estarem unidos numa só fé, num só Senhor e num só batismo. “As doutrinas podem nos ajudar a seguir ou não Jesus Cristo, mas o fruto dessas doutrinas é essencial. Não são as doutrinas que são as mais importantes. O tema da SOUC fala justamente disso. Que alegria podermos, de fato, rezarmos pela unidade cristã e sabermos que outros irmãos, outras igrejas estão rezando também conosco, especialmente neste tempo tão difícil que temos vivido em nosso país e no mundo. É nesse tempo que a unidade cristã deve prevalecer. Não estamos falando de uniformidade, nós lembramos a unidade, que passa necessariamente pelas diferenças. Somos diferentes na doutrina? Sim, mas o mais importante é exatamente a unidade”, refletiu o sacerdote.

Ele também frisou a passagem bíblica de Atos dos Apóstolos 20, 28-38. “A despedida que Paulo faz é exatamente uma despedida muito dolorosa porque ele sabe que deixando seu grupo, aqueles com os quais ele conviveu, haveria de chegar aqueles que vinham (em nome até de uma fé) dizimar, separar ou desunir aquilo que estava unido. É um sinal de que muitas vezes essas situações de separação já estavam presentes no início das comunidades cristãs, na primeira geração de cristãos e cristãs e isso chegou até os nossos dias. Nós temos feito uma luta grande pela unidade, não para fazer uma religião só, mas para fazermos com que os frutos da nossa fé sejam percebidos pelas pessoas”.

Ainda durante a celebração, Padre Manoel explicou os gestos de partilha e comunhão, como situações e convites que nos levam a produzir frutos do Espírito Santo de modo a permanecermos unidos. “Hoje, de maneira muito especial, em nome do CONIC e do CEBI, queremos mais do que nunca pedir ao Senhor que continue suscitando no coração de todas as Igrejas cristãs, no coração de todos os homens e mulheres de boa-vontade, aquilo que nos une é muito maior do que aquilo que nos separa”, finalizou.

Em sua mensagem final, Padre Manoel pediu respeito ao diferente. “Ninguém precisa pensar igual. Nós, enquanto família, pensamos diferentes, somos diferentes, rezamos diferentes, e devemos buscar o respeito. Abra também a possibilidade de ouvir o outro, quando eu ouço, escuto o outro, tenho chance de crescer, já que eu não nasci e não vivo sozinho, preciso dialogar com o outro. Respeito, diálogo e a busca da solidariedade e da partilha, é isso que queremos!”, finalizou.

A representante do CEBI Nacional, Maria de Fátima, comentou como é na prática a atuação do movimento no ecumenismo. “O Centro de Estudos Bíblicos está aberto para pessoas das diferentes denominações religiosas e assim buscamos chegar mais perto das pessoas simples, que possam falar da bíblia, escutar a bíblia dentro de sua própria realidade. Neste tempo de pandemia, a atuação das pessoas participantes do CEBI no Brasil inteiro, se fez muito forte, neste sentido de atender as necessidades. Você se junta a pessoas com pensam diferentes e vai até esses grupos para atender a esses grupos em suas demandas e necessidades, claro, à Luz da Palavra de Deus”, afirma.

A programação da SOUC 2021 no Espírito Santo continua e vai até domingo, quando celebramos a Solenidade de Pentecostes, a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos.


Fonte: Convento da Penha (https://conventodapenha.org.br/)