Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Paróquia São Paulo Apóstolo comemora 120 anos com festa

03/07/2018

Notícias

agudos_030718

A Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos comemora 120 anos no próximo final de semana. As atividades serão realizadas em seu Salão Paroquial, sempre a partir das 19 horas.

A Paróquia foi criada a 13 de junho de 1898 e instalada a 3 de julho do mesmo ano. Foi desmembrada da Paróquia de Lençóis Paulista. Naquela ocasião, Agudos pertencia à Arquidiocese de São Paulo, passando à Diocese de Botucatu, quando esta foi criada em 1908 e à Diocese de Bauru, que foi criada em 1964.

A Paróquia de São Paulo Apóstolo foi dirigida pelo clero diocesano até 1970. Após essa data, os franciscanos da Província da Imaculada Conceição do Brasil que chegaram em Agudos em 1945 para construir o Seminário Santo Antônio, assumiram os trabalhos pastorais da Paróquia.

Tanto a Paróquia como a cidade de Agudos celebram 120 anos neste mês de julho. A Paróquia no dia 3 e a cidade no dia 27. A cidade nasceu “à sombra” da primeira capela. Faustino Ribeiro da Silva – um desbravador de sertões, fundador de cidades e político -, nascido a 15 de fevereiro de 1822, em Campanha, Minas Gerais, por volta de 1853, adentrou numa extensa região genericamente conhecida por “Sertões de Bauru”, pertencente a Itapetininga, posteriormente a Botucatu e, depois, a Lençóis. Essas terras englobavam a vastidão da serra dos Agudos ou do Turvo, e serviam de base e área de ação de índios bravios que ali habitavam. Foram Faustino (filho de Bernardino Rubens da Silva Paes e Ana Barbosa de Viveiros) e sua mulher Marcelina de Jesus (falecida em Agudos a 14 de agosto de 1901), os doares da gleba de terras que constituem o patrimônio da Paróquia, conforme escritura lavrada no Cartório de Fortaleza do Espírito Santo Piatã, a cuja freguesia pertencia o lugarejo. A primeira capela deve ter sido construída entre 1862 e 1868 para atender a alguns habitantes que se concentravam na área. Não há uma data exata, mas presume-se que tenha sido construída ou inaugurada no dia 25 de janeiro (Conversão de São Paulo) ou 29 de junho (sacrifício de São Paulo).

A capela velha era de tijolos, coberta de telhas comuns, duas águas, com a frente voltada para a avenida Fernando Machado e os fundos para a atual Matriz. Tinha três portas, uma na frente, e uma de cada lado. A capela não tinha torres. Apenas no ano de 1899 o então largo da capela, situado entre as ruas 13 de Maio e 15 de novembro, e as avenidas Fernando Machado e dos Lavradores (depois Benedito Otoni), recebeu a denominação de largo de São Paulo.

Atualmente, a Paróquia tem como pároco Frei Sílvio Trindade Werlingue e Frei Carlos Pierezan, vigário paroquial.

A Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos fica na Av. Benedito Otoni, 582, Centro, Agudos – SP. Informações pelo telefone: (14) 3262-1237.

Informações do livro “O centenário da Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos”, de 1998.