Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Paróquia São Luiz Gonzaga encerra as comemorações a Frei Bruno

08/03/2021

Notícias

No domingo, dia 07, a Paróquia São Luiz Gonzaga encerrou as comemorações a Frei Bruno Linden. Com transmissão pelas redes sociais da Paróquia, os fiéis puderam acompanhar 11 dias dedicados ao frade em processo de beatificação.

A abertura das festividades aconteceu no dia 25 de fevereiro, data em que se completou 61 anos de morte de Frei Bruno. Às 19h, teve início a Missa em homenagem ao frade franciscano que está em processo de beatificação. Frei Bruno esteve em Xaxim por 10 anos, de 1945 a 1955. Seu histórico foi relembrado com carinho por Frei Gilson Kammer, que presidiu a celebração.

Na sexta-feira (26/02), a novena pedindo a beatificação de Frei Bruno teve início. A cada dia, uma virtude era apresentada, junto com os símbolos representando cada tema em frente ao altar. A novena teve como base o livro de Frei Clarêncio Neotti. Na programação, as comunidades estariam presentes todos os dias da novena para bem celebrar, no entanto, com as restrições devido ao aumento de casos da Covid-19, as celebrações ficaram restritas ao número pequeno de pessoas e a igreja com as portas fechadas.

A festa de Frei Bruno Linden aconteceu neste domingo (07/03), às 8h30, transmitida pelo Facebook, YouTube e Rádio Cultura. A Santa Missa foi presida por Frei Gilson Kammer e concelebrada por Frei Jacir Antônio Zolet e Frei Vanderlei da Silva Neves. A celebração teve início com o hino de Frei Bruno Linden e a saudação franciscana de “Paz e Bem”.

Em frente ao altar, objetos de Frei Bruno, como: busto em sua homenagem, bengala, guarda-chuva, terço, as vestes usadas por ele na época. Junto ao pé do altar Nossa Senhora da Saúde, a Sagrada Família e o Tau Franciscano. Símbolos que representam Frei Bruno na sua caminhada e lembram as virtudes da fé, esperança, caridade, prudência, fortaleza, temperança, pobreza, obediência e da castidade.

Em sua homilia, o pároco Frei Gilson saudou a todos que acompanhavam pelas redes sociais e aos que estavam presentes, lembrando que o domingo era o 3º Domingo da Quaresma e também a celebração da Festa de Frei Bruno Linden da Paróquia. Frei Gilson destacou na sua fala as leituras do dia e ressaltou que Deus é misericordioso. “A misericórdia de Deus é muito maior conosco, por isso, Ele nos apresenta os 10 mandamentos, para que tenhamos cuidado com o próximo e com a nossa vida. Nossa missão é anunciar o Cristo ressuscitado e crucificado”.

Conforme o frade, hoje o dinheiro pauta a vida das pessoas e sempre em querer mais. Mas hoje o que é preciso é a gratuidade. Lembrando do dia comemorativo, Frei Gilson citou a novena. “Acompanhamos durante a novena, nos depoimentos de quem conviveu com Frei Bruno, como ele tinha fé e a demonstrava para quem estava ao seu redor. No depoimento da Irmã Tereza Lunelli, que postamos nas redes sociais da Paróquia no sábado, ela conta que conviveu com Frei Bruno quando era criança. Quando se encontrava com a família, ela sempre encontrava Frei Bruno com o terço em oração constante. Essa é a gratuidade que Cristo pediu no Evangelho e que hoje pedimos pela intercessão de Frei Bruno para que nós consigamos também fazer a gratuidade em nossos dias”.

Para o sacerdote, durante a novena pôde-se perceber as virtudes no Servo de Deus Frei Bruno, sobretudo na maneira como ele conseguiu viver os conselhos evangélicos na pobreza, obediência e na castidade. “Frei Bruno se fez obediente à palavra de Deus. A simplicidade e a pobreza são as formas mais lembradas nos depoimentos do processo de beatificação. Ele sempre estava presente nas famílias, na comunidade, mas também entre os frades. Assim, a simplicidade é a base e o fundamento de toda nossa vida cristã”, destacou o pároco.

No final da celebração, Frei Gilson convidou a todos para rezarem a Oração pela Beatificação de Frei Bruno, pedindo a intercessão a Deus pelas famílias que perderam seus entes queridos e que passam por esse momento difícil da pandemia. O pároco também agradeceu as comunidades que não estavam presentes, mas que aceitaram bem celebrar esses momentos de fé e devoção. E a todos os que ajudaram na parte litúrgica, de cantos, transmissão nas redes sociais. “Nossa festa foi adiada para os dias 19 e 20 de junho, junto com a Festa do Nosso Padroeiro São Luiz Gonzaga. Agradeço a todos que nos ajudaram e que preparam os momentos celebrativos durante esses 11 dias. Não pudemos nos encontrar presencialmente, mas celebramos juntos pelas redes sociais”, disse o Frei.


Camila Mendo, pela Pascom da Paróquia