Paróquia São João Batista celebra 90 anos de presença franciscana
19/12/2023
São João de Meriti (RJ) – A Paróquia São João Batista celebrou com alegria e gratidão os 90 anos da presença franciscana neste 16 de dezembro, marcando um capítulo significativo na história da comunidade. A comemoração teve início com a Santa Missa, às 17h, presidida por Frei Paulo Roberto Pereira, Ministro Provincial, e teve como concelebrantes Frei Douglas Paulo Machado, Frei José Martins Coelho, Frei Cid Tadeu Passos, Frei Walter Ferreira Junior, Frei Estevão Ottenbreit e Frei Athaylton J. Monteiro Belo.
A igreja estava repleta de fiéis que, ao longo das décadas, foram guiados pela inspiradora liderança dos frades franciscanos. A Missa foi um momento de reflexão, gratidão e renovação da fé, permeada pela espiritualidade que tem caracterizado a presença dessa Ordem religiosa na Paróquia.
Após a Santa Missa, os paroquianos se dirigiram ao Salão São Francisco, onde o espírito de fraternidade e alegria se manifestou em um coquetel festivo”, que a organização teve a participação do Frei Airton da Rosa Oliveira (Frei Soneca) que também faz parte da Fraternidade.. Ali, histórias foram compartilhadas, sobretudo, através de um vídeo que contou com fotos antigas de vários momentos marcantes ao longo desses nove decênios.
A partir do Livro do Tombo da Paróquia e do Livro das Crônicas da Casa foi possível recordar como os frades chegaram em São João de Meriti. Em meados de dezembro de 1933, Frei João José Pedreira de Castro foi designado do Convento de Petrópolis para substituir interinamente o Pe. José Hein, que tinha feito uma viagem à Alemanha, sua terra natal, de onde não voltaria mais, alegando motivos de saúde.
Em menos de um mês, Frei Raphael Alberto ocupou a função provisória até a chegada de Frei Benvindo Destéfani, no dia 5 de fevereiro de 1934, quando assumiu oficialmente a missão de pároco. A Província Franciscana só assumiria definitivamente a Paróquia após a aprovação do Capítulo Provincial, celebrado em agosto do mesmo ano, nomeando Frei Justo Scheidgen como pároco e primeiro guardião da Fraternidade, cuja residência foi aberta em janeiro de 1935.
A celebração dos 90 anos da presença Franciscana na Paróquia São João Batista não apenas marcou uma data especial, mas também reafirmou o compromisso dos franciscanos com a comunidade, guiando-a com amor, humildade e devoção. Que esta jornada de fé continue inspirando e iluminando os corações dos fiéis por muitas gerações!
Raline Queiroz e Taís Máximo, pela Pascom da Paróquia São João Batista