Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Festejar São João é em São João de Meriti!

27/06/2021

Notícias

                                                                                                                                                   Fotos: Pascom São João

Paróquia São João Batista festeja os santos juninos Antônio e João Batista

Começando no dia 31 de maio e encerrando no dia 24 de junho, a Paróquia São João Batista, em São João de Meriti, no Rio de Janeiro,  esteve em festa por 25 dias, uma das maiores festas litúrgicas da Província e da Diocese a esses dois santos celebrados juntos: Santo Antônio e São João Batista.

Com Trezena para o Santo casamenteiro e dos pobres, quase uma tonelada de bolo com imagens do santo, distribuição dos pães e Missas Solenes, foram dias de muita fé e devoção ao Santo Franciscano.

Sem descanso e com muita alegria, no dia 15, teve início a novena do Padroeiro da Paróquia e da Cidade, que meditou a partir dos vitrais da Igreja Matriz a história de João Batista, com a participação de todas as Comunidades. Após cada missa, barraquinhas com comidas típicas e artigos religiosos para quem quisesse levar um lanchinho para casa. Durante a festa tiveram também a distribuição de cestas básicas para as famílias do Centro Pastoral Franciscano, partilhando com os que precisam como ensinou Francisco de Assis.

No domingo (20/06) aconteceu o almoço com a venda de 1.000 quentinhas sem deixar perder a tradição do convívio fraterno entre os irmãos e irmãs. No dia do Santo Precursor, a Matriz reinaugurou a iluminação da torre da Igreja, que é o único cartão postal da cidade, e os sinos voltaram a badalar na alvorada às 6 horas e que tocarão de hora em hora todos os dias, como sinal daquele que vem nos apresentar o Caminho do Senhor.

A primeira Missa aconteceu logo após a alvorada e foi celebrada por Frei José Martins Coelho. Às 8 horas, Dom Tarcísio Nascentes celebrou solenemente e destacou a importância de João para preparar o caminho daquele que seria maior que ele, Jesus, o Cordeiro de Deus. Após a Missa, os carros já estavam se concentrando na praça para saírem em carreata pelas ruas da cidade, carregando, à frente, a imagem de João, que visitou todas as Comunidades. Com altares, bolas e cantos saudaram o Padroeiro na passagem.

Enquanto isso, quem não acompanhou a carreata participava da oração do terço na igreja, lembrando a alegria de João pulando no ventre de sua mãe quando Maria a visitou. Quando a carreata retornou para a praça, os frades pediram a bênção de Deus para os que estavam presentes e aspergiram o povo com água, sinal forte na vida daquele que batizada no Rio Jordão.

Às 15 horas, o grupo de coroinhas rezou junto com os fiéis o terço da Misericórdia, clamando por saúde, paz e amor. Logo após, o Santíssimo Sacramento foi exposto e deu início à Adoração seguida de Bênção do Santíssimo, momento forte de contato com o Senhor.

A noite, a Missa foi presidida por Frei Cid Tadeu Passos e concelebrada pelos frades da Fraternidade São João Batista: o pároco Frei Vanderley Grassi e Frei José. Na homilia, Frei Cid pediu que sigamos o exemplo de João no comprometimento da conversão diária, fazendo o possível para sermos os melhores cristãos e cristãs, guiados pelo ensinamento maior que é o amor.

No final da Celebração, emocionado e feliz, Frei Vanderley agradeceu a todos que participaram, colaboraram, doaram, rezaram, e fizeram desses dias de festa, um testemunho vivo da alegria do Senhor em nossos rostos.

Para encerrar, a Banda Matriz fez uma Live com músicas católicas, louvando e agradecendo a Deus por ter dado a oportunidade de celebrarem mais um ano este homem tão querido e amado por todos, o Precursor, aquele que batizava com água, que anunciava no deserto e indicava: “Eis o Cordeiro de Deus, eis Aquele que tira o pecado do mundo!”

Assim foram as festividades dessa Paróquia que celebra esse ano 374 anos de fé e história em terras meritienses, acolhendo, servindo e levando a todos e todas a mensagem da “Paz e do Bem”.

Que São João Batista, Santo Antônio e São Francisco de Assis nos inspirem a sermos homens e mulheres da caridade e da partilha, amenizando e tornando mais digna a vida da tão querida Baixada Fluminense!


Pedro Rodrigues, pela PASCOM São João Batista