Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Paróquia Santo Antônio do Pari celebra 108 anos no dia 2 de fevereiro

27/01/2022

Notícias

A Paróquia Santo Antônio do Pari, na capital paulista, inicia neste domingo, 30 de janeiro, as comemorações de aniversário da presença da paróquia no bairro do Pari. Fundada no dia 2 de fevereiro de 1914, a Paróquia celebrará a data durante a Missa solene na quarta-feira, dia 2, às 19 horas.

Programação

Dia 30 de janeiro, missas 9h e 19h – Memória dos 25 anos – Jubileu de Prata

Dia 31 de janeiro, missas 7h, 12h e 19h – Memória dos 50 anos – Jubileu de Ouro

Dia 1° de fevereiro, missas 7h, 12h e 19h – Memória dos 75 anos – Jubileu de Diamante

Dia 2 de fevereiro, aniversário de 108 anos e Memória dos 100 anos

– Jubileu de Jequitibá Missas 7h, 12h e 19h

Acompanhe também a programação pelo nosso facebook: @santoantoniodopari

História

O início da construção da igreja

O início da construção da igreja

Fundada aos 2 de fevereiro de 1914 por Dom Duarte Leopoldo e Silva, a paróquia teve como primeiro pároco Frei José Rolim, que veio de Portugal por causa da guerra e ocupou o cargo até 27 de agosto de 1916, quando foi sucedido por Frei Felipe Niggemeier.

Conta a história que “na carência de igreja ou capela apropriada, Frei José Rolim alugou uma sala de um sobrado, que hoje faz esquina da rua Miller com a rua Maria Marcolina.”

Arthur Vautier, proprietário de vastos terrenos no bairro, vendo o dinamismo do frade português, doou um terreno para a construção de uma igreja. Em agosto de 1922, sendo vigário e superior do Pari Frei Olivério Kraemer, teve início a construção da “bela e vasta” matriz, que foi entregue ao culto divino em 13 de junho de 1924. A nova Igreja Matriz mede 60 metros de comprimento, 28 metros de largura e 15 metros de altura.

Em 24 de agosto de 1923, sucedeu a Frei Olivério, Frei Paulo Luig, que se tornou a “coluna do Pari”. Governou a paróquia durante 15 anos, com entusiasmo extraordinário. Continuou a construção da igreja, já adiantada e coberta, adornando a com 15 altares, seis confessionários, forro, batistério, bancos e duas imponentes torres de 52 metros de altura e de 8 metros de largura.

Os altares, todos em legítimo mármore, foram construídos e solenemente inaugurados entre os anos de 1925 e 1929.  O púlpito, também em mármore de cores e incrustações de alto relevo de madeira, imitando bronze, foi inaugurado em 30 de novembro de 1930.

pariA sagração dos sinos realizou-se a 22 de janeiro de 1928 por Dom José Carlos Aguirre e a inauguração da via-sacra aconteceu em 6 de março de 1927.

E assim a Igreja Matriz foi sendo construída com a colaboração, trabalho e dedicação de muitos frades que por aqui passaram e principalmente com a ajuda e colaboração de todo povo do bairro e até mesmo devotos de longe.

No dia 13 de junho de 2006, um incêndio que começou pelo velário acabou destruindo toda a lateral direita da Igreja e a torre onde ficava o mecanismo dos relógios e os sinos. A partir de então, começou-se uma grande mobilização para restaurar a igreja.

No dia 10 de dezembro de 2007, aconteceu a dedicação da igreja, com a presença do Cardeal D. Odilo Scherer. De 2006 a 2009 foram realizados os trabalhos internos: todo o telhado na parte direita foi refeito, os bancos foram reformados, novos pisos foram colocados. Imagens e altares laterais foram restaurados, as estações da via-sacra foram reconstituídas, idênticas as originais.

Foi construído também um novo velário, no lado externo da igreja, e o órgão, um dos maiores da cidade de São Paulo, também passou pelo início de um processo de restauro.

O salão paroquial também foi reformado, para que pudesse oferecer uma estrutura mais moderna e confortável para os eventos. Nesta última etapa, além da grande reforma das torres, todo o telhado da igreja foi trocado e a parte externa ganhou uma nova pintura.