Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Reaberta Basílica de Nossa Senhora do Rosário em Fátima

03/02/2016

Notícias

fatima_alto

O bispo de Leiria-Fátima, D. Antônio Marto, presidiu neste dia 2 de fevereiro, a Eucaristia de reabertura ao culto da Basílica de Nossa Senhora do Rosário, na Cova da Iria, onde deixou um alerta para as consequências da perda de “dimensão transcendente” na Europa.

Na homilia da celebração, perante centenas de pessoas, D. Antônio Marto falou da necessidade de “despertar no mundo distraído e indiferente uma abertura do coração ao Deus misericordioso, à dimensão transcendente da vida”.

“Sem ela, a Europa e a nossa sociedade portuguesa correm o risco de perder o espírito humanista e fraterno, como estamos verificando em relação ao drama dos refugiados”, advertiu o vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.

A celebração, durante a qual foi dedicado o novo altar, decorreu no Dia do Religioso, contando com a participação de membros das várias congregações religiosas presentes em Fátima, que renovaram os seus votos.

“A dedicação do altar também nos interpela a participar nesta oferta com aquele mesmo pedido que Nossa Senhora aqui fez aos Pastorinhos: ‘Quereis oferecer-vos a Deus?’”, declarou.

Segundo o bispo de Leiria-Fátima, “Deus procura colaboradores em favor dos outros para a transformação do mundo e pede uma resposta também hoje e aqui”, a fim de “vencer o ódio e a violência”.

O prelado falou do “feliz entrosamento” entre o ano da Vida Consagrada, que hoje se conclui, e o Jubileu da Misericórdia, que veio “fazer sobressair a Vida consagrada como um dom precioso para a Igreja e para o mundo”.

BASÍLICA REABERTA
fatima_1A basílica reabriu ao culto depois de cerca de ano e meio de obras de conservação, limpeza e reabilitação. Entre as obras, destaque para a reformulação do presbitério e para a criação de um itinerário devocional que permite aos peregrinos a veneração e oração junto dos túmulos dos Pastorinhos.

“Queremos propor a todos os peregrinos que queiram ir aos túmulos, um itinerário devocional que os conduza aos túmulos e crie condições, nas capelas tumulares, para que eles rezem”, explicou o Reitor do Santuário de Fátima, Padre Carlos Cabecinhas

O Padre Carlos Cabecinhas adiantou que o “primeiro motivo para a intervenção na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima foi a necessidade de fazer uma limpeza naquele espaço” porque a “pedra estava muito escurecida”.

O Reitor do Santuário de Fátima acrescentou ainda que as obras permitiram uma alteração dos “lugares litúrgicos” e recuperaram o “grande órgão” de tubos. “Renovamos o presbitério, que tem um novo altar, um novo ambão, uma nova cruz e uma nova presidência”, descreveu.

“O grande órgão, há tanto tempo mudo, pode ser de novo ouvido e ter impato positivo na nossa forma de celebrar naquele lugar”, disse também o padre Carlos Cabecinhas.

História
A sagração da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima data de 7 de outubro de 1953, e o projeto foi concebido pelo arquiteto Gerard Van Kriechen e continuado pelo arquiteto João Antunes.

A primeira basílica do Santuário mariano da Cova da Iria recebeu este título do Papa Pio XII, no breve “Luce Superna”, de 11 de novembro de 1954.

Com 70,5 metros de comprimento e 37 de largura a basílica foi construído “inteiramente” com “pedra da região e os altares são de mármore” de Estremoz, de Pero Pinheiro e de Fátima.

Após a reabertura desta basílica ao culto vão ser retomadas três celebrações diárias até à Páscoa: 7h30, 11h00 e 18h30, quando então a Missa das 11h será “transferida para a Basílica da Santíssima Trindade”, informa o Santuário de Fátima.