Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Paróquia Santa Clara participa do 10º Encontro Estadual do Terço dos Homens

29/05/2023

Notícias

Vila Velha (ES) – Os tercistas do Terço dos Homens da Paróquia Santa Clara de Assis de Colatina (ES), participaram do 10º Encontro Estadual do Terço dos Homens no Convento da Penha, em Vila Velha (ES), no último sábado (27/05). Nesta data, no Estado do Espírito Santo, celebra-se o Dia Estadual do Terço dos Homens. O pároco, Frei Pedro de Oliveira Rodrigues e o diácono Frei Augusto Luiz Gabriel, acompanharam a caravana.

O evento, que completou 10 anos, teve como tema: “Vocações para a Igreja” e lema “Vocação acertada, vida feliz”, em alusão ao 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil e também em consonância com a Festa da Penha deste ano. 

A programação começou pela manhã, às 9h, com o Adoração ao Santíssimo Sacramento na Igreja do Rosário, conduzida por  Pe. Maurício Fornaciari, da Diocese de Colatina. Já às 10, os tercistas foram acolhidos na Prainha de Vila Velha para o cadastramento dos grupos e caravanas. Neste local, receberam a imagem de Nossa Senhora da Penha, vinda da centenária Igreja do Rosário. Um terço gigante ladeou a imagem durante toda a procissão. Às 13h, os participantes subiram a ladeira da Penha rezando o terço, momento conduzido por Pe. Adenilson Schmidt da Arquidiocese de Vitória.

No Convento da Penha, a programação principal começou no período da tarde, às 14h, com a Reza do Terço Solene, conduzido pelo Padre Renato Criste, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Vitória e Catedral de Vitória; Consagração a Nossa Senhora, e a Santa Missa às 15h, presidida pelo bispo da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Luiz Fernando Lisboa.

“Que evento bonito do Espírito Santo quando na Igreja surgiu este grupo, este movimento. Parabéns a vocês, homens, que não tiveram medo, que não resistiram ao chamado de Deus e que aceitaram fazer parte deste grupo. Que ao rezarem a Maria, Mãe Jesus e nossa Mãe, nós possamos aprender com ela a fazer a vontade de Deus, a seguir os ensinamentos de Jesus”, disse Dom Luiz. “Se queremos agradar a Maria, obedeçamos a Jesus”, acrescentou.

“O Terço dos Homens é uma bênção em nossa Igreja. Deu protagonismo aos homens. Nós víamos e vemos ainda nossas comunidades repletas de mulheres que assumem serviços, ministérios, mas, agora os homens assumem o seu protagonismo na Igreja. O Terço dos Homens alegrou e enriqueceu as famílias com a dádiva da oração a Maria. O terço que nós rezamos é a contemplação da vida de Jesus. Por isso, o terço é cristológico, porque conta a história da vida de Jesus”, refletiu.

No final da celebração, a imagem peregrina foi entregue aos tercistas da Paróquia Virgem Maria de Itacibá de Cariacica, guardiães responsáveis pela capelinha até 25 de maio de 2024, data do próximo encontro estadual.

Na Paróquia Santa Clara, os tercistas se encontram toda terça-feira, às 19h, para juntos rezarem o terço. Além disso, desenvolvem outras atividades, como a animação de missas nas comunidades da Paróquia, a condução dos cantos, visitas semanais às famílias, também com intuito de propagar este movimento e rezar o terço, e participação e apoio nas atividades paroquiais. 

CONHEÇA O TERÇO DOS HOMENS

O Terço dos Homens é um movimento de oração permanente presente em várias paróquias, comunidades e grupos pastorais, onde os fiéis meditam os mistérios da vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus, por meio da recitação das Ave Marias. É na reza do Santo Terço que os filhos de Nossa Senhora encontram a esperança de um mundo melhor.

O movimento de homens que rezam o terço é também uma maneira de fazer com que todos possam descobrir na devoção piedosa, a importância de ser sinal de Deus na família, no trabalho, na comunidade e na sociedade. Como o próprio hino do Terço dos Homens diz, “nas Ave Marias que repetimos, falamos do amor que por ti sentimos”, ou seja, o homem que reza o terço, faz dele sua declaração de amor, sincero e puro amor, a Maria Santíssima. 


Frei Augusto Luiz Gabriel | Comunicação do Convento da Penha (fotos)