Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Paróquia Santa Clara de Imbariê se encontra para formação sobre a CF2020

Frei Gabriel Dellandrea

Duque de Caxias (RJ) – Nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro, a Paróquia Santa Clara de Imbariê, em Duque de Caxias/RJ, reuniu-se para uma formação sobre a Campanha da Fraternidade de 2020. Esta se baseia no tema: “Fraternidade e vida: dom e compromisso”, e tem como lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33 – 34), sendo este último inspirado no relato conhecido como “o bom samaritano”. Com uma média de 40 participantes das comunidades, os encontros aconteceram na comunidade Jesus Crucificado. A proposta fez parte de um itinerário de formação que procura estabelecer encontros mensais a fim de aprofundar temas da teologia, da caminhada eclesial atual, dos eventos paroquiais e assuntos afins. Os organizadores do encontro foram frei Jorge Maoski e Cristiane Aparecida da Silva, contando sempre com o apoio dos demais paroquianos.

No primeiro dia o encontro foi conduzido por Raquel e Raline do Centro de Defesa da Vida (CD Vida), entidade de prevenção e amparo diante da situação da violência doméstica com as mulheres. Elas apresentaram, entre outros temas, os seguintes pontos: a importância da realização da Campanha da Fraternidade; um histórico das demais campanhas; o material e reflexões produzidas para este ano; um panorama de situações de desigualdade social, racismo, violência, depressão e banalização do cuidado para com a natureza no Estado do Rio de Janeiro, apresentando realidades concretas que precisam de atenção e ações práticas visando o bem da população.

No segundo dia o diácono Sebastião Bernardino, mais conhecido como Tiãozinho, trouxe um panorama bíblico do tema da referida campanha, fornecendo uma relação das leituras do antigo e novo testamento com os temas centrais do tempo forte proposto para essa quaresma. Além disso, o assessor sugeriu um diálogo dos textos bíblicos com as falas e posturas do Papa Francisco. No último dia de formação, Frei Jorge e Cristiane apresentaram modos de concretizar a temática explorada na campanha, apresentando vias para estabelecer um diálogo entre teoria e prática dentro da paróquia. Os três dias tiveram como base de reflexão as impressões pessoais dos assessores, bem como os pontos apresentados no texto-base da Campanha da Fraternidade 2020.