Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Juventude de Vila Velha recebe as Missões Franciscanas

20/09/2016

Notícias

missoes_190916g

Vila Velha (ES) – Nos dias 16, 17 e 18 de setembro, aconteceram as Missões Franciscanas da Juventude na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Vila Velha (ES). O evento contou com a participação de 200 jovens locais e mais de 50 jovens vindos da Paróquia Santa Clara de Assis, em Colatina (ES).

Colatina foi a primeira cidade da Região Sudeste a receber as Missões Franciscanas, em julho de 2015. Neste encontro, os jovens colatinenses e de Vila Velha vivenciaram três dias de atividades missionárias e religiosas. A avaliação pós-encontro foi positiva e, com isso, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário foi escolhida para sediar as missões no ano seguinte.

Na sexta–feira (16), a programação teve início às 23h, quando os jovens colatinenses chegaram ao Santuário Divino Espírito Santo. Após o momento de confraternização entre os participantes, Frei Florival Mariano de Toledo fez abertura oficial do evento. A animação da juventude marcou o primeiro dia do encontro.

No sábado os jovens se encontraram no Santuário de Vila Velha, e as atividades tiveram início às 8h, com o momento de oração. Em seguida, eles conheceram o trabalho missionário de Frei Diego Melo, coordenador do SAV. Após a palestra, todos os participantes foram divididos em 10 grupos, para interação e trocas de experiências.

Após o almoço, a juventude foi a pé até o Convento da Penha. Durante o trajeto, a animação e a quantidade de pessoas chamou atenção de pedestres e motoristas. Quando os jovens chegaram ao Santuário dedicado a Nossa Senhora da Penha, Frei Paulo Ferreira, reitor do Santuário, abençoou os missionários.

No final da tarde aconteceu a Missa das Chagas de São Francisco e em seguida os jovens participaram do momento de adoração ao Santíssimo. Encerrando as atividades do sábado, os jovens de Colatina foram surpreendidos com outra confraternização.

No domingo, último dia foi marcado pelas visitas missionárias, o trabalho teve início às 9h. Os mesmos grupos do dia anterior foram para as 10 comunidades que compõe a Paróquia do Rosário. O objetivo principal era ir ao encontro dos jovens afastados da Igreja. Depois do almoço, os jovens participaram de atividades esportivas numa escola particular do município.

No entardecer, às 17h30, aconteceu a missa de encerramento das Missões, na Praça em frente à Paróquia Nossa Senhora do Rosário. Paroquianos, visitantes e as famílias visitadas participaram da Santa Missa.