Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Paróquia do Sagrado faz campanha para restauro do órgão

26/10/2018

Notícias

sagrado_261018 830Em 1924, na cidade alemã de Bonn, a empresa Klais construiu o órgão que se faz presente até os dias de hoje na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, situada em Petrópolis (RJ). Mais precisamente em abril de 1925, o referido órgão foi devidamente montado pelos próprios freis.
Em novembro de 2014, um dos bisnetos do fundador veio a Petrópolis visitar o instrumento que hoje, quase um século depois, clama por cuidados. Atualmente existem apenas outros dois órgãos semelhantes no Brasil, localizados nas cidades de Rodeio (SC) e Amparo (SP).

A NECESSIDADE DE REFORMA NO ÓRGÃO

Infelizmente, com o passar do tempo, o órgão da Igreja do Sagrado Coração de Jesus tem sido ferrenhamente acometido pela infestação de cupins, sobretudo na área da consola, onde ficam as teclas do instrumento. Durante diagnósticos estabelecidos por Frei Lauro Both, observou-se que muitas das flautas também se encontram danificadas.

COMO SERÁ FEITO O RESTAURO?

A fim de oferecer maior estrutura de trabalho para Frei Lauro Both, haverá a necessidade de contratação de profissional de carpintaria e um jovem aprendiz (trabalho temporário) para auxiliar o frade na reforma das peças de madeira do instrumento. Para que o trabalho seja realizado da melhor maneira possível, foi montada uma carpintaria na sede do Instituto Teológico Franciscano (ITF), situado na Rua Coronel Veiga, na qual todo o órgão será transportado por empresas especializadas no deslocamento do instrumento.
A estimativa para a conclusão do restauro está compreendida entre 18 e 24 meses, a contar a partir de outubro de 2018 quando se iniciará o desmonte do órgão. O gasto está orçado em aproximadamente R$ 95 mil reais (orçamento atualizado em setembro/2018).

Para ajudar, a Paróquia fez uma campanha de crowdfunding (financiamento coletivo) através da plataforma Kickante. O valor mínimo para doação é R$ 10,00. Para contribuir, acesse: http://bit.ly/2PqOdN4