Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Paróquia Bom Jesus dos Perdões nos festejos de São Francisco de Assis

06/10/2014

Notícias

principal

Cláudio Silva, especial para este site

A festa de São Francisco de Assis na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões, centro de Curitiba, foi celebrada com a alegria e devoção dos fiéis desejosos das virtudes do mensageiro da paz e do bem, que aponta generosamente o Evangelho vivo.

A paróquia celebrou o Tríduo preparatório para a festa e, especialmente, na sexta-feira (3), acolheu a grande e alegre presença das fraternidades da Família Franciscana de Curitiba. As celebrações Eucarística e do Trânsito refletiram os mistérios vividos por Francisco, que, com o seu exemplo, nos ajuda a vivermos como discípulos e missionários do Reino.

Na homilia, o Frei Alexandre Magno recordou aspectos da vida de Francisco, que seguindo a Jesus Cristo, tornou-se pequeno, menor e despojado de poder e riqueza, alimentado pela vida em fraternidade e proximidade com o outro, gratuidade no serviço prestado, reconciliação com Deus e os irmãos, sua essencialidade no lugar da superficialidade, a busca por simplicidade, compromisso com a paz e cuidado com a criação.

Durante a celebração do Trânsito de São Francisco, o coral composto pelos freis de Rondinha, nossos ex-seminaristas, e o coral da Paróquia emocionaram a todos e Frei Fábio César Gomes, em sua pregação, nos aproximou da doçura de Francisco, ressaltando que ele aceitou a sua finitude e abraçou a irmã morte como porta da vida, pois encontrou nela a possibilidade que lhe foi dada para participar da doçura do amor e misericórdia de Deus.

Logo após a celebração do Trânsito, toda a Família Franciscana presente participou de uma confraternização no jardim do convento, para um momento fraterno entre irmãos e de partilha do alimento.

A Família Franciscana de Curitiba iniciou o Tríduo preparatório na Paróquia Nossa Senhora das Mercês, ressaltando o exemplo de humildade, simplicidade, fraternidade e amor ao próximo de São Francisco, que o torna um santo admirado por todos e inspiração para o Pontificado do Papa Francisco. Já o segundo dia foi celebrado na Casa das Irmãs da Sagrada Família e fez memória à perfeita alegria de Francisco, que está na mais perfeita identificação com os sofrimentos de Cristo.

O sábado (4) na Paróquia, o grande dia do Seráfico Pai, foi generosamente celebrado com a bênção dos animais durante todo o dia. A tarde, precedendo a Santa Missa, uma imagem do santo foi entronizada e abençoada na gruta da paróquia. E, logo depois, muitos fiéis prestigiaram uma sessão de filme sobre a vida de Francisco, regada a pipoca, suco e fraterna acolhida.

Foi desta forma que os frades, religiosos e religiosas e todos os devotos louvaram e agradeceram a Deus a presença de São Francisco na vida da comunidade paroquial, pois como o próprio Francisco ensina, “é d’Ele que procedem todos os bens. Que Ele, o Deus altíssimo e soberano, o único Deus verdadeiro, obtenha e receba todas as honras e todo o respeito, todos os louvores e bênçãos, todo o reconhecimento e toda a glória; pois todo o bem está n’Ele e só Ele é bom.”