Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frade de Aleppo lança livro sobre recomeço na cidade

06/06/2018

Notícias

aleppo_060618G

Roma – No último dia 31 de maio, em Roma, Frei Ibrahim Alsabagh lançou o livro “Vem o amanhecer”, onde conta detalhes da reconstrução da cidade de Aleppo, na Síria. Frei Ibrahim é da Ordem dos Frades Menores e vive desde 2014 em Aleppo. Nasceu na Síria, num tempo em que era conhecida pelo convívio entre as religiões. De volta ao país, viu seus conterrâneos perderem tudo. Como pároco em Aleppo, assistiu a cidade ser destruída por mísseis. “É inútil falar de reconstrução de casas, de economia, de trabalho, sem falar do recomeço do coração das pessoas e sem pensar em como curar o coração. Só um coração curado e livre, como disse Papa Francisco, pode sentir-se responsável e poderá dar o melhor. Por isso que devemos iniciar sempre com o coração, com a sua conversão, com a cura de tantos corações, para falar de uma verdadeira reconstrução da sociedade e de todo o país”, afirma.

Aleppo é uma das cidades mais antigas do mundo. Depois de anos de guerra, o que resta são prédios destruídos, empresas e escolas desativadas. Milhares de habitantes já deixaram a cidade e quem ficou ainda enfrenta a dificuldade de sustentar a família. Frei Ibrahim ressaltou que, em meio a essa luta, para falar de esperança é preciso concretizá-la. Deste modo, os franciscanos, junto com outras instituições da Igreja, atuam neste processo de reconstrução. São sinais visíveis de que Aleppo tem um futuro. “Sempre existirá esperança. A esperança é o ponto firme, especialmente para nós cristãos. Não é permitido a ninguém desesperar-se. Não é permitido a ninguém, mesmo com uma realidade muito dura e difícil, não guardar a fé de que o futuro pode ser sim muito melhor”, assinala.

A situação da Síria e do Oriente Médio também está no coração do Papa Francisco. Frei Ibrahim encontrou-se com o Papa e relatou que o Pontífice reza sempre pela paz no país. Ao longo de seu pontificado, inúmeras vezes já pediu orações de fiéis de todo o mundo pelo fim do conflito na Síria, além de uma negociação pacífica por parte da comunidade internacional. O amor do Santo Padre com o povo do Oriente Médio deu ao frade mais impulso para voltar e participar desse processo de recomeço.