OFM pede ações concretas em favor da população síria
22/02/2012
Jerusalém (Isr) – O Custódio da Terra Santa, Fr. Pierbattista Pizzaballa, lançou um apelo diante da emergência na Síria, pedindo ações concretas em favor da população.
“Depois das mudanças políticas no Egito, a situação da Síria indica o quanto o panorama no Oriente Médio está se transformando. Até um ano atrás, seria impensável prever os atuais cenários”, escreve o frade franciscano.
Ao longo destes meses de grande tensão, Fr. Pizzaballa garante que os franciscanos continuam empenhados em apoiar as necessidades da população local, junto a outros poucos expoentes da Igreja latina. A Custódia da Terra Santa está presente em várias partes do país: Damasco, Aleppo, Lattakiah e Oronte.
Segundo o Frade, os postos de atendimento médico dos conventos franciscanos se tornam locais de refúgio e de abrigo para todos, sem distinções entre os grupos étnicos dos alauítas, sunitas e cristãos, nem entre rebeldes e membros governamentais.
Fr. Pizzaballa denuncia a precariedade da vida econômica do país, pois os turistas cancelaram suas viagens, e os produtores agrícolas enfrentam dificuldades. Nas grandes cidades, a eletricidade é interrompida durante horas todos os dias, e os combustíveis são racionados. Esta carência gera enormes dificuldades para a população, obrigada a enfrentar o inverno sem aquecimento.
“Em suas exortações singelas, Francisco refletia a graça recebida de Deus e, na experiência da vida cotidiana, testemunhava o calor da fé como o bem mais caro e precioso a ser cultivado e fortalecido. Nós, frades, temos a tarefa de imitar e transmitir os ensinamentos do nosso mestre às futuras gerações, para que elas possam continuar o caminho que ele traçou com tanto amor
e dedicação humilde.”
Fr. Pizzaballa coloca à disposição o site da Custódia para doações em favor da população síria, através do endereço
http://www.custodia.org/