Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Papa celebra missa em sufrágio de cardeais e bispos falecidos

04/11/2016

Papa Francisco

papa_041116g
Cidade do Vaticano – O Papa presidiu na manhã desta sexta-feira, 4, na Basílica Vaticana, a Celebração Eucarística em sufrágio dos Cardeais e Bispos que faleceram no decorrer deste ano. São eles: Cardeal George-Marie-Martin Cottier, OP, aos 93 anos, em 31 de março; Cardeal Giovanni Coppa, aos 90 anos, em 16 de maio; Cardeal Loris Francesco Capovilla, aos 100 anos, em 26 de maio; Cardeal Silvano Piovanelli, aos 92 anos, em 9 de julho; Cardeal Franciszek Macharski, aos 89 anos, em 2 de agosto; Cardeal Carlo Furno, aos 94 anos, em 9 de dezembro de 2015.

Em sua homilia, Francisco partiu do Salmo 102: “Misericordioso e piedoso é o Senhor”, convidando os presentes a confiarem os Cardeais e Bispos, falecidos nestes últimos doze meses, à bondade misericordiosa do Pai, e renovando o nosso reconhecimento pelo seu testemunho cristão e sacerdotal.

Piedade
“O mês de novembro, que a piedade cristã dedica à recordação dos fiéis defuntos, suscita na Comunidade eclesial o pensamento da vida além da morte e, sobretudo, o pensamento do encontro definitivo é o Senhor. Como Juiz, cujas características são a misericórdia e a piedade, julgará o nosso percurso terreno”.

O caminho para a Casa do Pai, disse o Papa, começa para cada um de nós no mesmo dia em que abrimos os olhos à luz e, mediante o Batismo, à graça. Uma etapa importante para os sacerdotes e bispos começa com a sua adesão “Eis-me aqui” na ordenação sacerdotal. Na hora da morte, são pronunciadas pronunciamos novamente nosso “Eis-me aqui”, unidos a Jesus que morreu, confiando seu espírito ao Pai.

“À luz do Mistério pascal de Cristo, a morte destes nossos irmãos é, na verdade, a sua entrada na plenitude da vida, Eles foram pastores do rebanho de Cristo e dedicaram toda a sua vida a Deus e testemunharam aos irmãos o amor de Cristo, mediante a palavra e o exemplo”.

Assim, concluiu Francisco, nós continuaremos a senti-los presentes na Comunhão dos Santos, à espera do encontro definitivo com a Face luminosa e misericordiosa do Pai.


Fonte: Rádio Vaticano