Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Mensagem do Ministro Geral por ocasião do Dia Mundial de Luta contra a Aids

29/11/2019

Notícias

Queridos irmãos da Ordem, que o Senhor lhes dê paz!

Todos os anos, desde 1988, a comunidade mundial faz uma pausa para refletir sobre a pandemia de HIV/Aids, aumentar a conscientização e o conhecimento, manifestar-se contra todas as formas de estigmatização, comprometer-se com um trabalho mais profundo e pedir uma resposta maior para avançar na erradicação da pandemia como uma ameaça à saúde pública. Esses objetivos podem ser alcançados, facilitando o acesso a diagnósticos e tratamentos precoces e acessíveis para todos aqueles que precisam, independentemente de sua situação social ou econômica.

Atualmente, 38 milhões de irmãos e irmãs vivem com o vírus HIV, com mais de 1,7 milhão de novas infecções em 2018. Mais de 32 milhões de pessoas morreram como resultado de complicações da Aids desde que foram identificadas pela primeira vez. Vírus HIV Graças a uma maior conscientização sobre o vírus e a um maior acesso a medicamentos que salvam vidas. Novas infecções pelo HIV diminuíram aproximadamente 37% no período 2010-2018. As mortes relacionadas ao HIV foram reduzidas em 45%. Mais de 13,6 milhões de vidas foram salvas graças ao acesso a melhores terapias anti-retrovirais (consulte o boletim das Nações Unidas contra a Aids, agosto de 2019), e quase 23 milhões de pessoas aproveitaram esses tratamentos em 2018.

Apesar desses avanços encorajadores, ainda existem regiões do mundo em que as infecções por HIV estão aumentando. Isto é especialmente verdade no Leste Europeu, Ásia Central, Oriente Médio e Norte da África. No Paquistão, foi relatado que foram descobertas cerca de 1.900 crianças infectadas com o vírus HIV em uma cidade de 200.000 habitantes, devido a práticas médicas perigosas. Isso deixa muito claro que não pode haver descuido no que se refere à pandemia de HIV/ Aids.

O tema do Dia Mundial da Aids 2019 é: “Fim da epidemia do HIV/Aids: Comunidade por Comunidade”. A publicidade internacional sobre esta celebração menciona muitos tipos de comunidades envolvidas na resposta ao HIV/Aids, incluindo aquelas que vivem com ou são vulneráveis ​​à infecção pelo HIV. Contudo, há muito pouca menção ao ousado comprometimento e ação das comunidades religiosas – católicas, ecumênicas e inter-religiosas – na prevenção da propagação do HIV, na disponibilidade de programas locais de diagnóstico e tratamento e na criação de recursos para garantir o desenvolvimento integral e acompanhamento das pessoas vivendo com HIV e seus entes queridos.

Seguindo o exemplo de São Francisco de Assis, unimo-nos a pessoas de fé e boa vontade em todos os lugares, na busca de pôr fim à a pandemia do HIV. Comprometemo-nos a lutar contra todas as formas de preconceito e incentivamos nossos governos e a comunidade internacional a manter seus compromissos políticos e financeiros para atender às necessidades de todos os que vivem ou são afetados pelo HIV/ Aids, e para ajudar a erradicar essa pandemia. Encorajamos e incentivamos a comunidade científica em seus esforços para entender o HIV e criar novas maneiras de suprimir seu progresso. Pedimos às empresas farmacêuticas que continuem a disponibilizar acessibilidade a medicamentos que salvam vidas, para todos, especialmente para os pobres e excluídos.

Juntamos nossa oração a todos que vivem com HIV, especialmente a nossos próprios irmãos: para que experimentem misericórdia, aceitação e amor; que são qualidades e valores que São Francisco pede aos seus irmãos. E para que Deus fortaleça a determinação dos governos de todo o mundo em fazer todo o possível na promoção da dignidade humana, fornecendo fundos para avanços médicos, incentivando a mudança de comportamento e promovendo valores moralmente fundamentados para contribuir na luta contra a pandemia de HIV/Aids.

Oração franciscana pelo Dia Mundial da Aids 2019:

Deus, você que é a fonte de todas as bênçãos, escuta o grito de nossos irmãos e irmãs que vivem com ou são afetados pelo HIV/Aids. Em sua infinita bondade, transforme os corações humanos para que as pessoas ao redor do mundo possam tratar as pessoas que vivem com HIV com dignidade, respeito e carinho às pessoas que vivem com o VIH. Que nossas comunidades se tornem lugares de acolhida, compaixão, amor e esperança para todos!

 Nós fazemos esta oração através de Cristo, nosso Senhor. Amém.

1º de dezembro de 2019

Frei Michael A. Perry, OFM

Ministro Geral e Servo