Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Papa aprova mudanças para antecipar Conclave

25/02/2013

Papa Francisco

Papa na oração do Angelus

Vaticano – O Papa Bento XVI aprovou as mudanças necessárias na legislação da Igreja Católica para permitir que os cardeais iniciem o Conclave que irá eleger seu sucessor antes do prazo originalmente estipulado, de 15 dias após o início da Sé Vacante, período que começa com a morte ou renúncia de um pontífice, informou o Vaticano nesta segunda-feira (25),a através de Boletim On Line.

Segundo a Santa Sé, o Papa aprovou um “Motu Proprio” (um documento papal) que introduz algumas modificações sobre o processo de desenvolvimento do próximo Conclave. Com o decreto, foi concedida aos cardeais a possibilidade de antecipar o início do conclave caso todos estejam presentes no Vaticano. Permanece a possibilidade de adiar o início da votação por até 20 dias após o início da Sé Vacante, caso seja necessário para a chegada dos cardeais. Bento XVI deixa o comando da Igreja Católica oficialmente às 20 horas (no horário de Roma; 16 horas em Brasília) desta quinta-feira (28).

Deste modo, o Conclave poderá ser iniciado agora antes do dia 15 de março.  As regras atuais do Conclave – encontro em que os cardeais, secretamente, escolhem o novo Papa – foram estabelecidas em 1996 por João Paulo II, antecessor de Bento XVI. Para eleger o novo Papa continuará sendo necessário que um dos nomes tenha pelo menos dois terços dos votos.

Cerca de 117 cardeais com menos de 80 anos de idade terão o direito de entrar no conclave, que é realizado na Capela Sistina, no Vaticano.


Fonte: Rádio Vaticano