Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Festa de São Francisco de Assis na Paróquia São Luiz Gonzaga de Xaxim

05/10/2020

Notícias

Encenação do Trânsito de São Francisco marcou as festividades na noite do sábado (03).

As comemorações a São Francisco de Assis, na Paróquia São Luiz Gonzaga, tiveram início no sábado (03), às 9h, com a bênção dos animais e abertura da Exposição Fotográfica Missionária. Frei Gilson Kammer e Frei Vanderlei da Silva Neves realizaram a bênção em frente ao estacionamento da secretaria paroquial durante a manhã e à tarde. Cachorros, gatos, passarinhos, patos, jabuti e porquinho da índia foram abençoados pelos freis.

Na missa das 19h, os fiéis puderam assistir à encenação do Trânsito de São Francisco. A celebração teve a presença do pároco Frei Gilson Kammer, do guardião Frei Vanderlei da Silva Neves e do vigário paroquial Frei Jacir Antônio Zolet. A Pastoral da Juventude foi responsável por apresentar aos que estavam na igreja, aos que acompanhavam pelo rádio e pelas redes sociais da Paróquia, a história da morte de São Francisco de Assis. Durante 45 minutos de encenação, o povo de Deus pôde acompanhar os últimos momentos de vida de Francisco, a sua doença, a estigmatização, a partilha com os pobres e a preocupação com o próximo.

No domingo (04), dia de São Francisco, a celebração da manhã foi presidida por Frei Jacir Antônio Zolet e concelebrada por Frei Gilson Kammer e Frei Vanderlei da Silva Neves. Na liturgia, uma equipe especial foi formada por jovens da Paróquia para homenagear São Francisco.

Em sua reflexão, Frei Jacir relembrou a vida de Francisco e como ele era um exemplo de vida a ser seguido. O frade apresentou aos fiéis a pesquisa realizada antes de terminar o milênio, em 1999, pela revista “Times” que procurava saber qual a personalidade mais marcante e mais importante do milênio. São Francisco ficou em primeiro lugar. Do ponto de vista da revista, que não é do seguimento cristã, o resultado pode ser considerado surpreendente, sendo que a maioria dos concorrentes não era de personalidades religiosas. O título de “Homem do Milênio” era de São Francisco de Assis, o homem que escolheu a humildade e a pobreza como forma de vida.

Frei Jacir, então, perguntou aos presentes na missa: “O que São Francisco fez para merecer esse título?”, e listou seis pontos como resposta:

Ele decidiu abraçar e beijar um leproso desfigurado, e o fez com todo amor. Desde então passou a amar e a se sentir irmão dos mendigos e marginalizados.
Ele deixou a riqueza para viver na pobreza e se dizia o mais feliz dos homens por causa disso.
Ele se sentia irmão de tudo e de todos: homens, mulheres, animais, plantas, morte, vida, amor, dor, alegria. Tudo e todos eram seus irmãos amados e benvindos.
Ele cantava louvores ao Senhor, sabendo-se criatura amada pelo Pai e salva por Jesus Cristo, a quem entregara sua vida.
Ele anunciava o Evangelho em Assis apenas caminhando pelas ruas da cidade, sem dizer uma palavra, sabendo que bastava o seu exemplo.
Ele fundou a Ordem dos Franciscanos, que pregavam e viviam a pobreza e não queriam nada mais do que uma vida simples e fraterna.

Ao final da celebração antes da bênção, Frei Gilson convidou a todos para cantar o canto de São Francisco: “A gente pode ser muito mais feliz, seguindo o exemplo de Francisco de Assis”.

Encerramento do mês dedicado as orações do “Tempo da Criação”

De 1° de setembro a 04 de outubro as igrejas celebraram o “Tempo da Criação” que é uma iniciativa ecumênica celebrada desde 1989. O Papa Francisco o fez pela Igreja Católica Romana em 2015. Como forma de engajamento neste “Tempo da Criação”, a Paróquia São Luiz Gonzaga realizou durante o mês de setembro, todas as sextas-feiras, às 18h30, uma missa na igreja Matriz em homenagem ao “Jubileu da Terra – Tempo da Criação”.
O paroquiano da comunidade do bairro Frei Bruno, Leocir Toffoli, estudioso da Encíclica Laudato Si’, esteve à frente das celebrações ajudando com o tema e a preparação litúrgica. Os temas como: “O Maior Mandamento, Amar o Próximo”, “Proteger a área comum!” e “A Dádiva da Água” foram celebrados na igreja Matriz.

O encerramento do mês de oração pelo Tempo da Criação aconteceu na missa do domingo à noite (04), o celebrante Frei Vanderlei recordou São Francisco. “Somos convidados a voltar no tempo a pensar e sermos assim como São Francisco, um modelo de fé, exemplo de vida”.

Conforme o frade, a história conta que São Francisco tomou a Palavra de Deus como seu guia, que ela o encantou, e esse encantamento pode encantar a nossa vida. “Francisco nos ensina a como encontrar o caminho para a felicidade, e que ela pode estar nas pequenas coisas. Tudo passa, só não passa o amor de Deus”, finalizou o Frei.


Pela Pascom da Paróquia, Camila Mendo