Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Os fiéis falecidos celebram com Deus a festa que nunca termina

14/05/2020

Notícias

São Paulo (SP) – Nesta quinta-feira (14/5), a Província Franciscana da Imaculada Conceição voltou-se em clima de oração para o Sudoeste do Paraná, de onde foi realizado o 5º dia da “Celebração do Abraço e da Esperança”, em homenagem às vítimas fatais da covid-19. Da Paróquia São Pedro Apóstolo, em Pato Branco (PR), os participantes que acompanharam a transmissão rezaram a memória de seus familiares e amigos.

A celebração foi presidida pelo pároco, Frei Alex Sandro Ciarnoscki, que contou com a ajuda de membros da comunidade na liturgia. Segundo o frade, apesar da tristeza pela separação, o sentimento deve ser de alegria, pois a vida é celebrada. “Não é a morte que nos reúne neste noite, mas a vida. Estamos aqui para celebrar a vida de pessoas que amamos e que estão no coração de Deus”, afirmou o frade.

Segundo Frei Alex, mesmo diante da tristeza, a morte dos entes queridos deve despertar no coração humano um sentimento de gratidão a Deus, pelo dom da vida e pela vida das pessoas que faleceram, pois elas deixam marcas profundas de amor, ternura e bondade. “Quantas marcas bonitas as pessoas cuja memória celebramos hoje gravaram em nossos corações? Mesmo com tristeza, mas carregados de esperança, queremos louvar e bendizer ao Senhor, Deus da vida”, exortou o frade.

Falecidos cuja memória foi lembrada nesta quinta-feira

O pároco afirmou que a imagem que deve ser levada no coração é a festa que será feita no céu com a chegada das pessoas cuja memória estava sendo celebrada. “Deus, em sua infinita bondade, nos prepara um lugar. Não um lugar qualquer, mas uma casa. Não uma construção material, mas casa como lugar da acolhida, lugar do encontro, do abraço e da ternura, lugar do calor, de sentir-se bem. A celebração da morte é como se recordássemos as portas da casa de Deus que se abrem para receber os seus filhos e filhas”, consolou Frei Alex.

“Se porventura em nosso coração hoje há tristeza da despedida, na casa de Deus tem festa. Tem celebração da vida, do abraço e da ternura. Que nossos entes queridos possam desfrutar do abraço carinhoso do Deus da vida, que possam celebrar em torno da mesa eterna a festa que nunca termina”, afirmou o frade, que também é vice-postulador da causa de Frei Bruno Linden.

Segundo ele, os que permanecem na terra ainda estão a caminho. Mas para chegar ao banquete eterno, é preciso seguir de perto os passos de Jesus. “Se quisermos alcançar a vida de verdade, é preciso nos empenharmos para fazer o caminho de Jesus. Busquemos amar, perdoar, acolher os pobres e necessitados, busquemos ser fraternos, justos, solidários, busquemos passar fazendo o bem. Este é o caminho de Jesus, este deve ser o nosso caminho. Quem segue este caminho chega até a casa de Deus”, aconselhou Frei Alex.

Após o Pai-nosso, as preces da comunidade e a oração da encomendação, a equipe pediu a intercessão da Virgem Maria, concluindo assim o momento celebrativo.

A Celebração do Abraço e da Esperança está sendo realizada durante toda a semana em diversas paróquias e conventos da Província e transmitida através da TVFranciscanos (LINK). Para enviar as intenções, mande uma mensagem de WhatsApp para (11) 97693-2430. Neste número, é possível encaminhar a foto de seu amigo ou familiar falecido, com nome completo, local e data de nascimento e falecimento.

Confira abaixo o dia, horário e local das próximas transmissões:

DIA DA SEMANA FRATERNIDADE HORÁRIO
SEXTA Paróquia Santa Inês (Balneário Camboriú, SC) 20h30
SÁBADO Convento da Penha (Vila Velha, ES) 17h00