Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Ordenação de Frei José para Santiago de Compostela

20/05/2013

Notícias

ordenacao
Moacir Beggo

O espanhol Frei José Rodríguez Carballo já é oficialmente arcebispo de Belcastro, uma diocese ao Sul da Itália. O secretário de Estado do Vaticano, Tarcisio Bertone, presidiu a ordenação episcopal de Frei José na Catedral de Santiago de Compostela, neste sábado (18). Como bispo, Frei José também assume a Secretaria da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, cargo que foi nomeado pelo Papa Francisco no dia 6 de abril.

Santiago de Compostela

Santiago de Compostela

O secretário de Estado de Sua Santidade teve como concelebrantes os cardeais Carlos Amigo Vallejo, OFM, e Julián Barrio,  Arcebispo de Santiago de Compostela. Também participaram desta celebração oito cardeais, entre eles o franciscano Dom Cláudio Hummes, quatro núncios apostólicos, dez arcebispos, quinze bispos e mais de duzentos franciscanos do mundo inteiro.

À celebração se juntaram autoridades civis, entre elas, o prefeito da Galícia, Alberto Núñez Feijó, a presidente do Parlamento Galego, Pilar Rojo, e os ministros de Assuntos Exteriores, José Manuel García Margallo, e do Fomento, Ana Pastor.

A celebração começou com a procissão de entrada que saiu do Convento São Francisco e seguiu-se por 300 metros até a Catedral.
Bertone iniciou a celebração com a saudação em galego, língua em que foi feita a primeira leitura e o salmo responsorial, a pedido de Frei José Carballo. Diante da imagem do Apóstolo, o número 2 da Igreja e todos os bispos presentes no altar, consagraram Frei José pela imposição das mãos, antes de receber o Evangelho, o anel – presente do Papa Francisco -, a mitra e o báculo.

Em sua homilia, Bertone repassou a biografia de Frei José, destacando que, como Ministro Geral, estava a serviço de seus confrades. Agora, segundo o Secretário de Estado, como arcebispo de Belcastro, Frei José tem um novo papel como “servidor”.

Frei José agradeceu a confiança depositada nele e na Ordem Franciscana pelo Papa Francisco, lembrou de seus pais falecidos e prometeu: “Me comprometo a trabalhar com todas as forças, porque o trabalho vale a pena e porque me apaixona”, disse.

Frei José Rodríguez Carballo nasceu no dia 11 de agosto de 1953 em Lodoselo, Catalunha, na Espanha. Ingressou na Ordem dos Frades Menores pela Província dos Frades Menores de Santiago de Compostela em 31 de julho de 1970 e fez profissão solene no dia 1º de janeiro de 1976. Foi ordenado presbítero no dia 29 de junho de 1977 pelo Papa Paulo VI. Como Ministro Geral, ele foi o 119° sucessor de São Francisco. Além de Ministro Geral, Definidor e Secretário da Formação e Estudos, ele foi ministro da Província Franciscana de Santiago de Compostela na Espanha; presidente da União dos Frades Menores da Europa e mestre dos religiosos no período de formação. No dia 5 de junho de 2003 foi eleito pela primeira vez Ministro Geral dos Frades Menores e em 4 de junho de 2009 foi ratificado no cargo. Ou seja, ficou 10 anos como Ministro Geral e 6 anos como Definidor Geral.

No ano passado, ele foi eleito presidente da União de Superiores Gerais e para vice-presidente o Prepósito Geral dos Jesuítas, o Pe. Adolfo Nicolás.

No seu currículo acadêmico, depois de obter a licenciatura em Teologia Bíblica em Jerusalém e a licenciatura em Sagrada Escritura em Roma, lecionou as mesmas disciplinas no Seminário maior da cidade espanhola de Vigo e na Faculdade de Teologia de Santiago de Compostela. Fala diversas línguas, entre as quais, espanhol e catalão, italiano, português, francês e inglês.

A Eucaristia de Ação de Graças foi presidida neste domingo de Pentecostes por Dom José Rodríguez Carballo no Convento São Francisco em Santiago de Compostela. Participaram da celebração a família, religiosos e religiosas, seus amigos e o clero da Diocese da Galícia.

Este Convento celebra, neste ano, os 800 anos da  peregrinação de São Francisco de Assis e seus companheiros, em 1214, à tumba do Apóstolo São Tiago e é a sede da Cúria Provincial.