Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Mensagem por ocasião do ano novo hindu

05/11/2018

Notícias

Girl making Rangoli and decorating with Oil lamps for Diwali

A Ordem dos Frades Menores divulgou uma mensagem por ocasião do Diwali (ou Deepavali), o ano novo hindu, que será celebrado no próximo dia 7 de novembro.
Diwali é o festival de luzes e ocorre na lua nova. A celebração acontece na noite mais escura do outono, o dia de lua nova, marcando a transição entre a lua minguante com a lua crescente, a passagem das trevas para a luz.

Tradicionalmente, pequenas lâmpadas de argila com óleo são acesas para representar o triunfo do bem sobre o mal. O ser humano é lembrado de que a luz divina habita em todos os corações. É também momento de celebrar a prosperidade e a riqueza.

“Que a celebração do Diwali seja uma recordação viva da importância do conhecimento e de uma vida reta. Que seja uma recordação viva para buscar o caminho do dharma, da retidão, verdade, bondade e justiça. Que seja a afirmação da crença humana universal de que, no final, é o bem que triunfa, e não o mal”, afirma a mensagem.

Acompanhe na íntegra:

Desejamos aos indianos e seus líderes, seculares e religiosos, uma feliz Festa das Luzes. É realmente uma experiência cheia de alegria e espiritualidade, ver todos os lugares, oficinas e lugares sagrados iluminados com milhares de diyas (luzes) e velas. Todas as luzes e velas acesas expressam a essência da festa, ou seja, o desejo profundo de todo ser humano de quem a luz vença a escuridão, de que o bem vença o mal, que a verdade vença a falsidade e o dharma (verdade superior) vença o adharma (vício, pecado). A luz simboliza a iluminação, o conhecimento, a sabedoria. O que é exteriormente luz, é interiormente sabedoria. Que a celebração do Diwali seja uma recordação viva da importância do conhecimento e de uma vida reta. Que seja uma recordação viva para buscar o caminho do dharma, da retidão, verdade, bondade e justiça. Que seja a afirmação da crença humana universal de que, no final, é o bem que triunfa, e não o mal.

O mundo inteiro sempre está interessado na Luz e na Verdade. O lema nacional da Índia é “Satyameva Jayate”, que significa: somente a verdade vence. Que a celebração da Festa das Luzes ilumine as mentes e os corações de todas as pessoas, para que trabalhem pelo bem-estar e felicidade de todos, “loka samastha sukhino bhavantu” (que todos os seres do universo estejam em paz). “Ishavasyopanishad”, o versículo 1, nos convida a olhar o mundo como lugar da morada do Senhor, “Isha vasyam idam sarvam”; tudo neste mundo em transformação está envolto pelo Senhor. Por Ele, todos são exortados a viver e trabalhar no mundo com a consciência da presença divina, com espírito de renúncia e desapego, livre da ganância e da cobiça, com amor, respeito e sensibilidade. O desejo e a oração de cada ser humano desde a Era Védica é “Loka samastha sukhino bhavantu”, que todo o mundo seja feliz. De fato, somos capazes de manter o mundo feliz e em paz quando nos damos conta de que todo o mundo está cheio da presença do Senhor: “Isha vasyam idam sarvam”.

Por isso, permitam que cada luz que se acende na Festa da Luz também se acenda em seu interior, tomando consciência da presença divina, com a oração dos sábios e santos: “Guiai-nos Senhor, a passar do irreal ao real; da escuridão à luz; da morte à imortalidade”. Que esta Festa traga boa vontade, intercâmbio, paz e prosperidade a todo o mundo. Feliz Diwali a todos!

Fonte: Ordem dos Frades Menores | Tradução: franciscanos.org.br