Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

OFS promove encontro para casais franciscanos

06/07/2015

Notícias

OFS-820

O Conselho Regional Sudeste 2, da Ordem Franciscana Secular do Brasil (OFS), promoveu no dia 04 de julho, sábado,na sede da Fraternidade São Francisco, Rio Comprido (RJ), a segunda edição do ‘Encontro de Casais Franciscanos’.

O encontro foi assessorado pelo Frei Almir Ribeiro Guimarães, OFM, assistente nacional da Ordem Franciscana Secular do Brasil (OFS), que também presidiu, no final da manhã, a Santa Missa para os casais.

OFS-600O encontro deste ano abordou os desafios na educação dos filhos e a vivência do carisma franciscano secular na famílias. Frei Almir destacou que as relações familiares estão cada vez mais complexas e propôs que os casais franciscanos criem uma rede de apoio mútuo para que, juntos, cultivem os valores franciscanos, testemunhando-os em família, ‘transmitam’ a fé aos seus filhos e familiares, e busquem respostas para os inúmeros desafios enfrentados pelas famílias no cotidiano do mundo contemporâneo.

Na parte da tarde, os casais se reuniram em grupos para debater questões relacionadas ao tema e propor ações que contribuam para criar ambientes que propiciem o convívio saudável entre as famílias dos irmãos e irmãs da fraternidade e da Juventude Franciscana (JUFRA).

O Regional Sudeste 2 agradece a “Fraternidade São Francisco” pela cessão do espaço e acolhimento dos casais de outras fraternidades.

Que o Altíssimo e Bom Senhor, por intercessão da Sagrada Família de Nazaré, abençoe todas as famílias e derrame sobre elas o seu Santo Espírito para que cumpram com coragem e perseverança a sua nobre missão.

OFS-600-2Breve História da Ordem Franciscana Secular

A Ordem dos Frades Menores (OFM) nasceu em 1210, e a Ordem de Santa Clara (Clarissas), em 1212. Foi também nessa época que nasceu a Ordem Franciscana Secular (OFS), tendo como ideal viver o Evangelho em todos os lugares onde se encontravam. Homens e mulheres, casados e solteiros, em meio às famílias, buscando viver o mesmo ideal que tanto atraiu Francisco de Assis. A Ordem foi aprovada pelo Papa Honório III em 1221. Luquésio e Buonadona são considerados os primeiros franciscanos seculares pois, segundo a tradição, esse foi o primeiro casal que São Francisco aceitou na Ordem Secular daquele tempo.

Hoje, mais do que nunca, os franciscanos seculares sentem-se comprometidos a viver o Evangelho cada dia e em toda circunstância, segundo a própria vocação e os dons recebidos. A OFS apresenta-se como uma experiência de vida cristã, partilhada por mulheres e homens sem discriminação, sendo hoje um verdadeiro exército franciscano de Deus espalhado por todo o mundo.

“A Ordem Franciscana Secular é a mais antiga forma de organização de Leigos que, guiados pela Igreja, unidos em fraternidade e inspirando-se no ideal de São Francisco de Assis, se empenham em testemunhar com a vida o Evangelho de Jesus Cristo e se dedicam ao apostolado no estado laical”. (São João Paulo II).

Cláudio Santos, OFS, especial para este site