Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Encontro franciscano no Convento Santo Antônio

28/08/2018

Notícias

antonio_280818

Rio de Janeiro (RJ) – “As coisas do coração não são necessárias ser ditas pela boca”(Beato Frei Egídio). Neste espírito de coração aberto e fraterno, na manhã do sábado (25/08), o majestoso e histórico Convento Santo Antônio, que, por 410 anos tem um trabalho incansável de evangelização no Largo da Carioca, acolheu os irmãos da Ordem Franciscana Secular das Fraternidades Nossa Senhora da Paz de Ipanema e da Fraternidade do Convento Santo Antônio para um momento de reflexão e confraternização.

Liturgicamente, o dia também era muito especial para a OFS, já que SE celebrou São Luís de França, Patrono da Ordem Franciscana Secular. Os franciscanos seculares foram recebidos com um saboroso café da manhã muito bem preparado pelos aspirantes, Bruno, Gilberto e Gustavo, que fazem o tempo do aspirantado no Convento.

antonio_280818_1

A próxima etapa do encontro foi na igreja para um momento reflexivo, preparado por Frei Robson de Castro Guimarães tendo em vista o tema das vocações, já que o mês de agosto é dedicado às vocações. Para isso, Frei Robson refletiu sobre a vida e a vocação de Frei Fabiano de Cristo, que por muitos anos dedicou seus serviços no Convento.

Frei Fabiano nasceu na pequena aldeia de Soengas, na antiga província de Minho, em Portugal. Recebeu o nome de João Barbosa em seu batismo.  Na sua infância, ajudou muito seus pais na lavoura com plantações, mas se mudou para a cidade do Porto, onde se dedicou ao comércio. E foi nesta cidade que soube das grandes histórias sobre o Brasil e suas riquezas naturais. Foi daí que se aventurou a estar nesta terra onde pôde trabalhar por um tempo. Mas Deus tinha um propósito muito maior para a sua vida. Decidiu seguir os passos de São Francisco de Assis, ingressando na Ordem dos Frades Menores, deixando o nome de João Barbosa e passando a se chamar  Frei Fabiano de Cristo. Terminado o seu período em Angras dos Reis, veio transferido para o Convento Santo Antônio como porteiro, um serviço que era dado a quem tinha prudência, confiança e virtude, o que era própria de sua personalidade.

antonio_280818_3

Frei Fabiano de Cristo

Realizou com perfeição esta incumbência, atendo a todos que passavam pelo convento. Pouco tempo depois foi lhe confiado os cuidados da enfermaria, algo que levou mais a sério, pois não tinha o conhecimento nesta área. Mas quando “Deus escolhe é ele quem capacita”. Frei Fabiano era alguém apaixonado de fato pela sua vocação, ressaltou frei Robson. Morreu aos 71 anos de idade em uma terça-feira, algo de tamanha grandeza, pois neste dia, aqui no convento, é dedicado a Santo Antônio, com suas missas e bênçãos.

Durante a Celebração Eucarística, às 10 horas, fez-se memória de São Luís, Rei da França e patrono da OFS; São Frei Galvão, que todo dia 25 de cada mês tem sua missa com a bênção e distribuição das pílulas, e a motivação vocacional do Servo de Deus Frei Fabiano de Cristo.

Em sua homilia, Frei Robson destacou o grande espírito de minoridade que estes três tiveram: “Eles se colocaram abertos à vontade de Deus”.  E Frei Robson relatou algo que lhe chamou atenção nos “Fioretti” de São Francisco, onde São Luís se encontra com o beato Frei Egídio. “Em certa ocasião, o rei estava passando por Assis a caminho de uma cidade, e seu desejo era encontrar com Frei Egídio, que trabalhava na horta. Os dois simplesmente se abraçaram por um tempo e depois se despediram e continuaram seus afazeres. Os outros frades quiseram saber o que haviam conversado. Frei Egídio respondeu: ‘As coisas do coração não são necessárias ser ditas pela boca’”. E findou a missa com bênção de São Frei Galvão e distribuição das pílulas.

Frei Erick de Araujo Lazaro

antonio_280818_2