Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Congresso discute Formação e Estudos na Ordem

30/09/2013

Notícias

congresso_franciscanos.org.br

frades_franciscanos.org.brPor Frei César Külkamp, ofm

Desde o dia 8 de setembro até o próximo dia 22, estão reunidos em Assis, os secretários para a formação e os estudos de todas as províncias e custódias autônomas da Ordem dos Frades Menores. São 102 frades, contando também organizadores, relatores, tradutores e equipe de apoio.

O Secretariado Geral para a Formação e os Estudos, atendendo ao mandato do último Capítulo, convocou este Congresso Internacional para tratar do Acompanhamento Franciscano, numa abordagem formativa, tendo como lema “Iesus Ibat cum illis” (Lc 24,15), que remete à inspiração dos discípulos de Emaús.

O Congresso foi aberto pelo Ministro Geral, Frei Michael Perry, na celebração eucarística diante da Porciúncula, lugar da nossa origem, e, em seguida numa palestra em que apresentou as motivações do presente Congresso. Lembrou que a experiência de vida franciscana é realizada no âmbito das realidades locais, mas deve estar aberta ao diálogo com outras entidades em nível interprovincial, de conferência, continental e internacional. Algumas partes do seu discurso:

Nos encontramos aqui não apenas para produzir outro documento, claro e preciso, para ser publicado e depois arquivado na profusão de documentos da Ordem. Ao contrário, o objetivo deste Congresso é o de refletir profundamente sobre as nossas estruturas e práticas formativas, examinando tudo com muita atenção, a fim de buscar novos caminhos, mais eficazes e relevantes, para todo o processo formativo. Devemos entrar muito profundamente em nós mesmos, analisar a real condição da nossa vida e do nosso testemunho, a situação do mundo, da Igreja e da Ordem, de modo a permitir que o Espírito de Deus nos guie para horizontes novos e nos dê a coragem de ir para onde a Ordem ainda não teve a ousadia de estar e de onde se retirou, a seu próprio risco.

Ao mesmo tempo, o nosso encontro entre irmãos e formadores, nos oferece uma oportunidade única de caminharmos juntos pela estrada de Emaús, a estrada da vida evangélica, partilhando aquilo que o Senhor Jesus está cumprindo através de nós. Queremos ouvir e aprender uns dos outros a sermos mais sensíveis à obra do Espírito no coração e na mente de cada um de nós, como também dos nossos outros irmãos, especialmente os que nos são confiados ao cuidado fraterno no processo de formação.  

Autenticidade de vida, abertura às diversidades e complexidades, atenção aos dons únicos de cada candidato, postulante, noviço ou frade professo, tentativas de viver mais radicalmente a simplicidade da vida em minoridade e pobreza: a estes valores e objetivos devemos dedicar sempre mais a nossa atenção, os nossos recursos, a reflexão e o desenvolvimento de modalidades concretas, para tornar ainda mais visível o Evangelho na nossa vida pessoal e fraterna, nas nossas estruturas, na nossa oração e no nosso testemunho missionário.

freicesarO texto bíblico de inspiração deste encontro é a narrativa, com detalhes precisos, do processo de encontro com o Senhor Jesus, e que leva a uma mudança de vida. É plausível dizer que este novo elo com Jesus, vivo, tivesse levado os discípulos de Emaús a fazerem opções radicais para aderirem permanentemente à sua proposta evangélica; opções que para eles e para nós comportam um empenho para um programa permanente de conversão e de transformação.”

O Congresso segue uma metodologia teórica, prática e propositiva. Cada dia há uma exposição com algum especialista nas dimensões do acompanhamento (bíblica, antropológica, franciscana, de vida consagrada e religiosa, pedagógica, teológica, sacramental e psicológica). Nos dias finais se trabalhará numa síntese formativa, com Fr. Amedeo Cencini, e em outra institucional, com o Ministro Geral e seu Definitório. Os participantes são divididos em grupos, de acordo com as três línguas oficiais, e seu trabalho é orientado pelos conferencistas, no sentido de chegar a propostas para um texto final, a ser trabalhado depois do Congresso. Este texto poderá ser um complemento à Ratio Formationis Franciscanae, com orientações para o acompanhamento formativo franciscano, na formação inicial e permanente.